São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC evita falar de paternidade do Real

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FOZ DO IGUAÇU

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem em Foz do Iguaçu (PR) que não disputa a paternidade do Plano Real. "Não estou nessa", respondeu, ao ser perguntado se seria preciso um exame de DNA para apurar a autoria do plano econômico.
O ex-presidente Itamar Franco e o ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes, virtuais concorrentes de FHC na próxima eleição presidencial, têm feito declarações se apresentando como figuras decisivas para a implantação e manutenção do plano de estabilização da moeda.
Discursando diante das cataratas do Iguaçu, na abertura dos Jogos Mundiais da Natureza, FHC disse que o homem tem capacidade de "transcender". "No Brasil, precisamos todos tentar ir além dos nossos limites para a construção de um futuro melhor."
Referindo-se à canoagem, esporte que integra a competição, FHC afirmou: "Deus me livre ousar imaginar de eu fazer canoagem no meio dessas corredeiras".
Prosseguiu, afirmando: "Cada um de nós, nos nossos escritórios, nas fábricas, nas escolas, onde seja, devemos fazer o mesmo esforço, de ir ao máximo do que nós podemos, tentar chegar a superar-se a si mesmo, numa competição sadia".
Um forte esquema de segurança cercou a chegada do presidente ao Parque Nacional do Iguaçu para a abertura dos jogos, promovido pelo governo do Paraná.
Na avenida das Cataratas, na zona central da cidade, a 20 quilômetros do parque, estavam montadas três barreiras da Polícia Militar. A operação mobilizou grande contingente de PMs. Os soldados checavam a passagem dos carros desde o início da manhã. O presidente chegou no parque às 11h.
Cerca de 400 sem-terra de São Miguel do Iguaçu, localidade da região oeste do Paraná, haviam planejado fazer um ato de protesto contra a "lentidão" da reforma agrária. Os líderes do movimento disseram saber que teriam dificuldades de serem vistos por FHC.
Por medida de segurança, o Parque Nacional, onde ficam as Cataratas do Iguaçu, foi fechado à visitação pública às 18h de sexta-feira e só reabriria às 15h de ontem. O presidente saiu do parque às 12h35, voltando ao aeroporto, onde embarcou para Brasília.

Texto Anterior: Presos fogem e fazem protesto em delegacias; Batidas em estradas do Rio matam 12 pessoas
Próximo Texto: Candidato de 'nanico' ganham tempo na TV
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.