São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Punhalada

TELÊ SANTANA

Considero o episódio da quase demissão de Dario Pereyra do São Paulo como uma punhalada dos diretores da equipe nesse ótimo profissional do futebol.
Faltou ética para os diretores do São Paulo e para o Edinho, treinador da Lusa.
Mesmo não estando numa posição privilegiada na tabela do Campeonato Brasileiro, o São Paulo está mostrando um padrão razoável de jogo.
Os dirigentes de clubes precisam entender. Não é mandando o técnico embora que todos os problemas se resolvem. Eles nunca cogitam a possibilidade de que a situação da equipe possa estar sendo causada pela própria incompetência.
Quando se contrata um treinador, o dirigente precisa ter certeza de que ele é a melhor solução para o clube.
O profissional precisa ter tempo para mostrar seu trabalho. Quanto mais tempo um profissional passa no clube, melhores são seus resultados. E o time ganha também.
Com o tempo, o técnico passa a conhecer melhor os jogadores das sua equipes de base. Fica sabendo quais atletas podem ser aproveitados num futuro próximo.
Com isso, pode aproveitar esses jogadores quando houver uma vaga no time principal. Com isso, os clubes economizam e até ganham muito dinheiro.
Os clubes não precisam sair correndo, desesperados, atrás de jogadores quando um atleta deixar o time. A solução pode estar dentro de casa, mas o técnico precisa saber.
Cito o exemplo do Denílson. Eu o vi treinando nas categorias de base e o chamei para os profissionais. O São Paulo ganhou um grande jogador e está lucrando rios de dinheiro com sua venda.
Na minha época de São Paulo, mesmo conquistando vários títulos, alguns conselheiros tentaram me tirar da equipe. Ah, a inveja!
*
Quero dar um conselho aos garotos do Mundial sub-17. Cabeça no lugar.
Eles não devem ficar mascarados apenas por terem ganho esse título. Esses jogadores estão apenas no começo de carreira. Têm muito que aprender e evoluir.
Outro conselho, agora para os técnicos dos garotos. Não se afobem, esperem o momento certo de colocá-los no time principal.

Texto Anterior: 'Pregação' empurra Dayvit em duelo final do Paulista
Próximo Texto: Brasil decide título e 'bilhete' para Japão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.