São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
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Os novos desafios da Fiabci/Brasil

ALVARO COELHO DA FONSECA

Funcionar como o mais eficiente canal de comunicação entre os profissionais imobiliários do Brasil e do mundo. Esse é, em síntese, o principal objetivo da nova diretoria da Fiabci/Brasil.
Em princípio, tal missão vem sendo desenvolvida competentemente há anos pelas gestões que nos antecederam. Acontece que agora os cenários estão claramente definidos, no que diz respeito ao processo de globalização.
Nesse processo, o Brasil desponta como um dos países emergentes que mais interessam ao investimento externo. E não falamos aqui do simples ingresso de capitais, que, em 97, devem chegar a US$ 14 bilhões, ante os modestos US$ 2 bilhões de até poucos anos atrás.
Falamos, isso sim, de instalação de novas empresas e indústrias internacionais, inclusive da área imobiliária. Tais empresas estão vindo para o país, inicialmente por meio de joint-ventures ou parcerias. Mas já há sinais de várias intenções de "carreira solo", grupo que vem individualmente, sem qualquer vínculo local.
Isso denota que o mercado imobiliário nacional há tempos está sendo prospectado. Os profissionais de outros países têm amplo conhecimento das principais características do setor, suas especificidades, sua cultura etc.
Faz-se necessário preparar o setor para essa nova realidade. E isso implica conhecer igualmente os outros mercados, de forma que se possa criar uma via de mão dupla. Que venham novas empresas, mas que também possamos instalar sucursais nossas em outros países.
É nesse espírito de preparação e aperfeiçoamento que a missão da Fiabci/Brasil ganha caráter especial. Por seu intermédio, os profissionais brasileiros podem penetrar outros mercados de maneira absolutamente facilitada, seja por visitas técnicas, seja por obtenção de contatos empresariais.
Os atuais cenários nos obrigam a revisitar posturas, a superar paradigmas. E cabe à Fiabci funcionar como o grande agente transformador e modelador do novo profissional imobiliário global. Nesse sentido, estamos empenhados em instalar capítulos regionais da Fiabci nos diversos Estados do país, os quais serão conduzidos pelas diretorias das entidades locais do mercado imobiliário.
Por estas poucas palavras, é fácil calcular a empreitada que essa nova diretoria tem pela frente. E obterá êxito, com certeza, graças à participação ativa de todos os seus associados, devidamente imbuídos do grande espírito que rege nossa entidade: a articulação e a total integração de nosso mercado no contexto internacional.

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