São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pagano toca Beethoven popular

IRINEU FRANCO PERPÉTUO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O pianista Caio Pagano abre seu recital de hoje, às 11h, na série que a Fundação Tagliaferro promove no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), com uma peça que consegue ser popular e inusitada ao mesmo tempo.
Trata-se da breve e singela "Fuer Elise", em lá menor, de Beethoven -que, embora seja uma das melodias mais conhecidas do compositor, tem sido mais executada por caminhões de gás que nas salas de concertos.
"Fuer Elise" foi composta entre 1808 e 1810, e publicada postumamente. A Elise à qual foi dedicada é, possivelmente, Therese Malfatti, mulher que Beethoven teria pedido em casamento.
Obras mais "sérias"
Se a Sonata op. 10 nº 3 (1798) ainda corresponde à fase inicial da escrita de Beethoven, a imponente "Waldstein" (1805) é um marco, com exigências técnicas e dimensões absolutamente inéditas para a época.
Completam o concerto duas peças de Lina Pires de Campos: o Ponteio nº 1 e Variações sobre Mucama Bonita.
Camargo Guarnieri
Professor de música na Universidade de Arizona (EUA), Pagano está lançando pelo selo britânico Carlton Classic um CD exclusivamente dedicado ao compositor paulista Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993).
O disco destaca a primeira gravação mundial do "Choro para piano e orquestra", de 1956, com a Orquestra Sinfônica Nacional Tcheca, regida pelo canadense Paul Freeman.
Completam o CD peças para piano solo, interpretadas de maneira vigorosa e idiomática: "Sonatina nº 4", "Dança Negra", "Em memória de um amigo" e uma seleção de seis dos 50 ponteios compostos por Mozart Camargo Guarnieri.
(IFP)

Concerto: Caio Pagano (piano)
Quando: hoje, às 11h
Onde: MuBE - Museu Brasileiro da Escultura (av. Europa, 218, Jardins, tel. 881-8611)
Quanto: R$ 5,00 (entrada franca para estudante)

Texto Anterior: Sinfônica Municipal toca no Ibirapuera
Próximo Texto: Fundão da Barra quer ser parque 'família'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.