São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
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Lista revela lado 'sensível' de executivos

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Muita gente se perguntou por que a Bíblia está na lista da "Chief Executive". A própria revista oferece algumas possíveis respostas: talvez tenham sido as centenas de noites que os executivos passam em hotéis com a Bíblia ao seu lado ou uma demonstração de que os homens de negócios estão mais preocupados com problemas espirituais, morais ou éticos.
Além da Bíblia, embora não tenham chegado a aparecer entre os cinco mais votados, outros livros heterodoxos foram citados por centenas de executivos. Como "Oh, the Places You Go!", de Theodor Geisel, conhecido como Dr. Seuss, autor de livros infantis extraordinariamente inteligentes e populares nas décadas de 50 e 60 e que foi redescoberto pelas crianças dos EUA após sua morte, em 1991. Ou a peça "Antônio e Cleópatra", de William Shakespeare, o compêndio biológico "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, ou o romance "O Apanhador no Campo de Centeio", escrito em 1951 pelo recluso J. D. Salinger.
A boa votação desses livros pode indicar inesperadas sofisticação intelectual ou sensibilidade humana (ou, pelo menos, o desejo deles de mostrarem ao público que têm essas qualidades). A relação dos livros de negócios mais influentes do século foi publicada em pequena nota na edição de setembro, vigésimo aniversário da "Chief Executive Magazine".
(CELS)

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