São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comunistas preparam 'século capitalista'

JAIME SPITZCOVSKY
EDITOR DE EXTERIOR E CIÊNCIA

O Vietnã, na semana passada, elegeu um novo presidente e primeiro-ministro, num ritmo que lembrou as mudanças anunciadas dias antes pelos mandarins comunistas na vizinha China. Os dois países, mergulhados em encruzilhadas para decidir estratégias para a virada do século, revelaram a opção por acelerar as reformas pró-capitalismo, sem abrir um flanco com mudanças políticas que possam encurtar a sobrevivência dos partidos comunistas chinês e vietnamita.
A isolada e misteriosa Coréia do Norte, que completa o trio comunista asiático, resiste a embarcar em reformas econômicas tão ambiciosas como chineses e vietnamitas.
Agarra-se a dogmas stalinistas, mas, pressionada pelo fracasso de sua economia, engatinha em mudanças pró-capitalismo e começou a formalizar, na semana passada, a ascensão de Kim Jong-il ao poder. Entra atrasada, e contra sua vontade, na correnteza da abertura econômica.

Texto Anterior: Saiba quem é Hwang
Próximo Texto: China repete jogada de Deng e muda lema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.