São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

gatinhos encoleirados

DEBORAH GIANNINI

Na Irlanda, nada impede que uma pessoa passeie pelas ruas com um tigre ou um rinoceronte. Lá, não existe lei que proteja os animais selvagens. De acordo com o Trust for the Welfare for Captive Wildlife (associação para o bem-estar da vida selvagem em cativeiro), de Dublin, nos últimos cinco anos, o número de tigres, onças e leopardos mantidos como bichos de estimação se multiplicou no país.
No Brasil, é proibido manter animais da fauna nativa em cativeiro, como a onça pintada (jaguar), parda e a jaguatirica. As importações exigem a autorização do Ibama.
"Como qualquer gato, os felinos são difíceis de treinar. Ninguém tem controle total sobre eles, por isso não é aconselhável ter um. Há muito risco de acidente", diz Peter Crawshaw Jr., do Centro Nacional de Predadores do Ibama.
Segundo ele, os bichos perdem o medo do homem quando são criados em cativeiro e ficam mais propensos a atacar. "Eles nunca mais se adaptarão à", diz.

Texto Anterior: Profano e sagrado
Próximo Texto: sem noite de núpcias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.