São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça as irmãs

. Sagrado Coração de Jesus: realiza missões na área de saúde, educação, em creches, escolas e asilos no Brasil e em outros países, como Argentina e África. Atua no colégio de mesmo nome em São Paulo. As irmãs usam hábito todo branco ou todo preto, de acordo com a ocasião.

. Imaculada Conceição: apesar de serem conhecidas como irmãs azuis, já aboliram o uso do hábito desde 89. Além de atuarem em escolas, como a Emilie de Villeneuve e Notredame, em São Paulo, trabalham com os pobres.

. Ordem Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo: vivem em clausura e só saem do convento para ir ao médico. Vestem hábito marrom longo e véu preto, que deixa a mostra apenas o rosto. Mantêm contato com pessoas externas por meio de uma grade. A missão é "ter o espírito voltado para Deus."

. Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia da Frassinetti: conhecidas como Irmãs Dorotéias. Trabalham nas escola da congregação em outras cidades brasileiras e em casas inseridas em favelas.

. Franciscanas Terciárias Capuchinhas da Sagrada Família: trabalha com menores abandonados em creches e reeducação. Também faz missões indígenas de evangelização.

. Irmãs Maria de Schoenstatt: não é uma congregação, mas uma Instituição secular, fundada em 1926, com sede na Alemanha. Trabalha na formação da personalidade feminina a exemplo de Maria. No lugar dos votos, fazem contratos de fidelidade às diretrizes da Instituição e de permanência.

. Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade: o carisma dessa congregação é ajudar os mais pobres. No segundo ano do noviciado já fazem "estágio" em centros de habilitação para deficientes físicos e mentais, creches e asilos.

. Cônegas de Santo Agostinho: uma das mais modernas. Não usam hábito, não moram em convento e podem passar perfume e batom.

. Monjas Beneditinas do Mosteiro Nossa senhora da Paz: vivem em claustro. Recebem visitas, mas não saem. Fazem orações e trabalhos com cerâmica.

Texto Anterior: O que é preciso para ser freira
Próximo Texto: Do convento à tortura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.