São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA e Inglaterra disputam 'recorde a jato'

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Duas das maiores potências mundiais estão disputando o título de ter construído o carro mais veloz do mundo.
As equipes, uma dos Estados Unidos e outra da Inglaterra, estão testando há um mês, no deserto de Black Rock, próximo à pequena cidade de Gerlach, Nevada (EUA), dois carros supersônicos movidos a jatos, na tentativa de superar o recorde mundial de velocidade sobre a terra, que é de 1.012 km/h.
As regras são simples: o carro deve, no prazo de 60 minutos, fazer duas tentativas, nos dois sentidos da pista. O tempo oficial será obtida pela média das duas corridas.
Mas detalhes de regulamento têm impedido uma das equipes de homologar as marcas obtidas na última semana.
Na segunda-feira passada, o modelo britânico Thrust (empurrão, em inglês) SuperSonic Car, de dez toneladas, atingiu exatos 1.100 km/h numa passagem e 990 km/h na outra, o que resultaria num tempo oficial de 1.040 km/h.
Porém o tempo do britânico Andy Green, que já foi piloto de aviões de caça, não foi oficializado, pois o período total ultrapassou os 60 minutos -foi de 80 minutos.
O bólido norte-americano vive uma situação diferente. O Spirit of America (Espírito da América), conduzido pelo veterano norte-americano Craig Breedlove, ainda está na fase de testes, aumentando a cada corrida a velocidade do seu carro a jato.
Em uma das passagens mais recentes foi registrada a velocidade máxima de 625 km/h.
As duas equipes planejam continuar suas tentativas nas próximas três ou quatro semanas.
O Spirit of America está equipado com um motor a jato de um avião Phantom, enquanto o Thrust recebeu duas turbinas que também foram projetadas para um Phantom.

Texto Anterior: Carros da Citroën têm três anos de garantia; Antena é montada por computadores
Próximo Texto: Carro elétrico vira presente de criança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.