São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Artifícios melhoraram o desempenho do motor 16V
HENRIQUE SKUJIS
A Honda, por exemplo, implantou o sistema V-Tec, que controla o tempo de abertura das válvulas conforme a rotação do motor. Em baixas rotações, a válvula abre pouco, aumentando a velocidade de entrada e organizando o fluxo de ar. Em rotações elevadas, a abertura das válvulas é maior. "É como se fossem dois motores em um", diz Flávio França Danese, supervisor de serviços da Honda. Com o sistema V-Tec, que vai equipar o Civic nacional na versão EX, o motor 1.6 16V da Honda oferece 127 cv. O Corsa 16V, com mesma cilindrada, tem 102 cv. Outro artifício é o alongamento do coletor de admissão (duto que o ar percorre até o cilindro). "Dessa maneira, o ar tem mais tempo para se organizar até chegar ao cilindro", explica Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat, que usa o sistema na linha Palio. A Citroën usa um coletor de admissão variável: e como se existissem dois coletores: um longo, para baixas rotações, e um curto, para as altas. A linha 98 não terá o recurso, mas usará uma câmara que uniformiza o fluxo de ar. (HS) Texto Anterior: Motor 16V rende menos na cidade Próximo Texto: Turbo e compressor são alternativas Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |