São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997 |
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Usado luxuoso tem preço de 'popular'
MARCELO TADEU LIA
O "popular" básico mais barato do mercado é o Uno SX (R$ 10,56 mil) -sem direção hidráulica, ar-condicionado e outros acessórios. Os valores sobem para R$ 11,75 mil (Corsa Wind), R$ 12,76 mil (Gol Mi) e chegam a quase R$ 20 mil (Ford Ka 1.0 topo-de-linha, com duplo airbag). Por essas quantias, pode-se encontrar carros com um ou dois anos de uso por preços menores ou similares -veja quadro abaixo. O comprador pode fazer um bom negócio caso queira correr alguns riscos. O carro usado, em primeiro lugar, não conta com a mesma garantia de um novo: em média de três meses, para câmbio e motor, contra um ano para um modelo novo. Além disso, o risco de panes mecânicas e quebras são maiores com o tempo de uso. "Mas, em geral, o comprador de um usado não arca com despesas com IPVA e licenciamento. O seguro também é menor", diz Avelino Teixeira, da Teixeira's Car. A maior vantagem dos usados de categoria superior aos "populares" é a relação custo/benefício. Esses modelos costumam contar com ar-condicionado, direção hidráulica, ajuste de direção, entre outros, como itens de série. Os motores são mais potentes (1.6 , 1.8 ou 2.0), os porta-malas, maiores, e o conforto, superior. Também é possível comprar um importado por preço de "popular". Um Citroën ZX 16V 94, com bancos de couro, freios ABS e teto solar, custa cerca de R$ 15 mil. Um Daewoo Espero 95, com ar-condicionado, trio elétrico e direção elétrica de série, tem o mesmo preço. Texto Anterior: Japão desenvolve motores 'ecológicos' Próximo Texto: Código de trânsito dispensa o airbag Índice |
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