São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Franquia e capital intelectual

MARCELO CHERTO

O mundo dos negócios parece ter sacado o óbvio: a economia mundial mudou de ares. Saímos da era industrial e mergulhamos na era do conhecimento. Hoje, o conhecimento está mais valorizado do que nunca. E a aceitação desses fatos só pode beneficiar e fortalecer ainda mais o franchising, já que o sistema tem como base e essência o desenvolvimento e a transmissão de conhecimento. Numa organização de franquias decidida a ter sucesso, o capital intelectual tende a ser cada vez mais valorizado.
Afinal, numa rede dessas, o conhecimento precisa estar constantemente sendo construído, reconstruído e inovado. E deve ser mantido fluindo e refluindo em várias direções simultaneamente. Do mercado para o franqueador, deste para os franqueados, dos fornecedores para o franqueador, dos franqueados uns para os outros e assim por diante, por meio dos mais diversos mecanismos que estimulem a troca de experiências e informações.
Só que não basta. É preciso, no mínimo:
1) Construir uma estratégia e sistemas consistentes. Ter domínio total sobre um determinado tipo de negócio de pouco adianta se a empresa franqueadora (que tem a tarefa de conduzir e coordenar o processo) não definir o que estará oferecendo, em termos de franquia, e para quem. Se não estabelecer um plano que mostre onde está, para onde vai e quais ferramentas e caminhos vai utilizar para chegar lá. Todo franqueador precisa criar sistemas que permitam que o conhecimento seja usado pelos franqueados com um objetivo claro: obter os resultados. Ou seja: gerar lucros para si mesmos e para o franqueador.
2) Utilizar mecanismos que permitam escolher franqueados com o perfil adequado. E também treinar e motivar essas pessoas. Não importa seu porte, uma organização ou rede é formada por pessoas. E nenhuma estrutura será melhor do que as pessoas que a compõem. Franqueador que cuida bem de seus ativos tangíveis e de seus recursos financeiros, com mais razão deve cuidar de seu capital intelectual. Isso vale para a equipe interna e também para os franqueados, fornecedores, consultores e todos os que ajudam a rede a operar.

Internet: www.franquia.com.br/cherto/

E-mail: marcelo.cherto@franquia.com.br

Texto Anterior: Classe média gasta 1/3 do orçamento com impostos
Próximo Texto: Região do ABC ganha um novo shopping
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.