São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artistas recebem hoje o Prêmio Santista

DA REPORTAGEM LOCAL

O Palácio dos Bandeirantes vai se transformar em uma casa de espetáculos hoje à noite, na entrega do Prêmio Santista 97 aos artistas vencedores.
Este ano os premiados foram o grupo instrumental mineiro Uakti (na categoria composição de MPB), a também mineira Rosângela Rennó (fotografia), o violonista paulista Fábio Zanon (intérprete de música erudita) e a artista plástica italiana, naturalizada brasileira, Maria Bonomi (na categoria gravura).
Na entrega do prêmio, que começa às 19h, haverá performances do grupo Uakti e de Fábio Zanon.
No saguão de entrada do Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, estarão expostas gravuras feitas por Maria Bonomi e haverá uma instalação fotográfica de Rosângela Rennó.
O governador Mário Covas, presidente honorário da Fundação Santista, vai entregar pessoalmente os prêmios aos vencedores.
Destaque
A cada ano, o Prêmio Santista, criado em 1955, escolhe personalidades de destaque nas áreas de ciências, letras e artes -a área escolhida segue um esquema de revezamento, que muda a cada três anos.
Os vencedores são indicados por entidades culturais e científicas de todo o país, selecionados por uma comissão e escolhidos por votação secreta.
Este ano o grupo Uakti e a artista Maria Bonomi receberão R$ 50 mil como prêmio. Os vencedores do Prêmio Santista Juventude -que premia artistas de até 35 anos-, Fábio Zanon e Rosângela Rennó, vão ganhar R$ 20 mil cada.
"A entrega do prêmio será uma oportunidade para que o público brasileiro veja a obra de artistas que estão estourando no exterior", diz Rui Martins Altenfelder Silva, um dos conselheiros da Fundação Santista.
Rosângela Rennó, por exemplo, tem obras suas expostas no acervo permanente do MoCA (Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles).
Radicado em Londres há seis anos, Fábio Zanon conquistou em 1996 o GFA (Fundação de Guitarra da América), um dos mais cobiçados prêmios internacionais de violão.

Texto Anterior: Jerônimo Jardim, autor de 'Purpurina', volta com CD
Próximo Texto: Casa da Leitura joga fora 300 livros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.