São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região fica coberta de neve por sete meses

SILVIA PEGORARO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A maioria dos brasileiros que vão à Europa não inclui em seu roteiro a Escandinávia.
O frio muito intenso, a distância e os preços um pouco salgados da região -Noruega, Finlândia, Suécia, Dinamarca e Islândia- podem servir de explicação.
O mais provável é que esse mesmo turista, que sonha com Paris ou Veneza, tenha poucas notícias sobre esse pedaço de terra rodeado por mares gelados.
Caso os textos anteriores da edição não tenham mudado a sua impressão sobre essa que foi a terra dos vikings, saiba que ela apresenta o melhor do primeiro mundo, com cidades modernas e uma distribuição de renda invejável, além de uma natureza deslumbrante.
Os fiordes noruegueses, os milhares de lagos e ilhas finlandesas, as lindas paisagens suecas e o sol da meia-noite tornam a Escandinávia bastante atraente.
Você pode chegar às capitais escandinavas por avião, barco ou trens vindos do norte da Europa. Os trens atravessam o mar no interior de balsas.
A melhor época para conhecer a região é o verão, que vai de maio a setembro. O inverno é longo e muito rigoroso. São normais temperaturas de até -20°C em Helsinque e Estocolmo.
Com temperaturas amenas, os dias de verão podem ser muito bem aproveitados, já que o sol brilha por 24 horas em junho e julho. É o famoso sol da meia-noite, um espetáculo inesquecível.
No solstício do verão, no dia 23 de junho, há festas em toda a região. A volta do sol é muito comemorada por quem vive sete meses do ano praticamente no escuro e coberto de neve.
(SP)

Texto Anterior: Para quando você for à Escandinávia
Próximo Texto: Conheça origem da finlandização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.