São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Eurozebu mostra vantagens da cruza

DA REPORTAGEM LOCAL

Privilegiada por concentrar uma criação de alta qualidade de gado de origem européia, como simental (suíço), limousin (francês) e marchigiana (italiano), o norte paranaense vai mostrar os resultados do cruzamento dessas raças com o zebu, principalmente o nelore.
Na sexta-feira e no sábado próximos, em Londrina, no parque de exposições Ney Braga, pelo menos mil animais para cria, recria, engorda e confinamento estarão expostos na Eurozebu - 1ª Feira do Cruzamento Industrial.
Os animais estão divididos em 600 machos e fêmeas produzidos por meio da cruza, mais 400 machos e fêmeas nelore puros, informam os organizadores.
Como o período atual é de monta, as associações de limousin, de neloristas do Paraná, de marchigiana e de simental estarão expondo ainda 120 touros puros das quatro raças.
Segundo Pedro Luis Nunes, da associação do limousin, sediada em Londrina, o país sente a falta de touros para cobrir as vacas puras.
Ele diz que devido a esse motivo a demanda dos criadores por touros puros é grande, o que levou os organizadores da Eurozebu a incluir machos puros na feira.
Nunes lembra que todos os animais da Eurozebu irão a leilão.
O primeiro leilão será de cruzamento industrial, no dia 3, às 20h, no recinto Abdelkarim Janene.
Dia 4, 13h30, no recinto José Garcia Molina, acontece o pregão de tourinhos puros.
Mais valorizado
O mercado paga melhor o gado produzido por cruza. Além disso, ele vai para o abate mais cedo, pois atinge com menos idade o peso ideal de 16 arrobas.
Permanecendo menos tempo no pasto, o animal cruzado permite lucro entre 30% e 40% maior em comparação com o gado comum, segundo os organizadores da Eurozebu.
O produto cruzado une a rusticidade do zebu com a boa produtividade do gado europeu.

EUROZEBU - 1ª FEIRA DO CRUZAMENTO INDUSTRIAL DE LONDRINA - Dias 3 e 4 de outubro, no parque de exposições Ney Braga. Tel. (043) 322-6530.

Texto Anterior: Triple Ranch faz curso de equitação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.