São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Migrantes' de BH disputam o Paulista

LUÍS CURRO
DA REPORTAGEM LOCAL

A equipe do Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte, nona colocada no último Campeonato Brasileiro de basquete, radicou-se temporariamente em Sorocaba (87 km a oeste de São Paulo) para disputar o Paulista.
Interesses dos patrocinadores da equipe -Suggar (eletrodomésticos) e MRV (engenharia)- foram os responsáveis pelo projeto e concretização da "migração".
O fato é inédito no basquete -no vôlei, o Minas Tênis fez o mesmo nesta temporada com seus times feminino (MRV-Suggar, em Campinas) e masculino (Try On-MRV, em Ribeirão Preto).
Em contato com a prefeitura da cidade, os empresários souberam da possibilidade de viabilizar o mando de jogos no ginásio municipal Gualberto Moreira -até o semestre passado utilizado para partidas da equipe feminina de vôlei do Leites Nestlé.
Para concretizar a mudança, só faltava a junção com um clube -exigência no regulamento da FPB (Federação Paulista de Basquete). O escolhido foi o São Bento, de muita tradição, só que em outro esporte -o futebol.
"O São Bento é o clube mais representativo da cidade. Todos se lembram dele não apenas como São Bento, mas como o São Bento 'de Sorocaba"', disse Souza Filho.
O terceiro e decisivo passo foi um contato com a FPB.
"(Para a disputa do campeonato) eles exigiram que o time tivesse um bom nível técnico e a transferência dos jogadores, a filiação deles à FPB", afirmou Souza Filho.
O MRV-Suggar-São Bento conta em seu elenco com o armador Raul, que serviu à seleção brasileira na Copa América do Uruguai, em agosto, com o pivô Paulão Meindl, ex-seleção, e com os norte-americanos Craig Brown e Melvin Robinson.
A equipe está em quinto lugar no Paulista (quatro vitórias em seis jogos). O investimento financeiro na equipe não foi divulgado pelos patrocinadores. Souza Filho disse apenas que seria cerca da metade de equipes de ponta.
A Marathon, que patrocina Franca, campeã brasileira, investe cerca de US$ 1,2 milhão/ano.
O vice-presidente da FBP, Toni Chakmati, informou que o convite feito ao Suggar-MRV-São Bento para jogar o Paulista foi "uma abertura esportiva".
"Como em Minas Gerais não tem nada agora, decidimos dar a chance de os jogadores permanecerem em atividade. Nossos estatutos permitem fazer convites."
Além do time de Sorocaba, também joga por convite o Banco Bandeirantes, de Barueri.

Texto Anterior: Brasil esportivo
Próximo Texto: Equipe se muda às pressas e quer 'amizade' local
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.