São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diana foi fonte de biografia polêmica

Autor diz ter tido ajuda da princesa

IRINEU MACHADO
DE LONDRES

A princesa Diana forneceu, em entrevistas secretas, as principais informações contidas na polêmica biografia "Diana, Her True Story" ("Diana, Sua Verdadeira História"), revelou o autor Andrew Morton em reportagem publicada ontem pelo jornal britânico.
Diana teria dado seis entrevistas a Morton em 1991, um ano antes do lançamento do livro.
A biografia relatou pela primeira vez com detalhes a crise no casamento de Diana com o príncipe Charles, suas tentativas de suicídio, crises de bulimia (distúrbio no qual a pessoa come compulsivamente e depois vomita) e seu relacionamento ruim com outros membros da família real, inclusive com a rainha Elizabeth 2ª.
Exclusividade
Morton, antes tachado de "vulgar" pelos críticos, não quis comentar o fato com a imprensa ontem alegando ter assinado um contrato de exclusividade com o "Times".
A biografia, agora revisada, terá uma nova edição lançada no próximo sábado no Reino Unido. As principais livrarias de Londres receberam milhares de pedidos ontem e esperam que a biografia vá direto para o topo dos livros mais vendidos na primeira semana.
Posição real
O Palácio de Buckingham condenou o relançamento da biografia pouco tempo depois da morte da princesa. "O livro não tem nada de novo, mas a ocasião de seu relançamento é particularmente triste", disse um porta-voz da família real.
O "Times" publicou fac-símiles dos escritos originais de Morton com correções e curtos comentários supostamente escritos à mão pela princesa. Segundo o jornal, os originais do livro de Morton estão sendo tratados como "documentos históricos".
A edição original do livro vendeu 5 milhões de cópias em 83 países, segundo a Michael O'Mara Books, editora da biografia.

Texto Anterior: Incêndio deixa 31 mortos em abrigo para deficientes mentais
Próximo Texto: Afegãos prendem enviada européia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.