São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Figura requisitada; Veto às armas; Destaque negativo; Caminho certo; Papa; Bagunça; Vontade; Visão melhorada; Insulto; Antenado; Lucro fácil

Figura requisitada
"A coluna 'Painel' publicou em 27/9, com ilustração, em nota intitulada 'Ninguém viu', que a passagem do prefeito Celso Pitta pela cerimônia de filiação do ministro Luiz Carlos Santos ao PFL foi 'praticamente ignorada'.
Em verdade, foi uma presença breve, de alguns minutos, apenas para os cumprimentos, em razão da viagem do prefeito para o Fórum das Américas, em Mônaco.
Mas, ao contrário do que diz a nota, o prefeito Celso Pitta foi aplaudido pelos presentes, apresentado pelo senador Romeu Tuma ao líder no Senado, Hugo Napoleão, e muito requisitado para fotos ao lado de prefeitos do interior.
Embora não estivesse mais no Nacional Club no momento dos discursos, Pitta teve seu nome citado pelos que fizeram uso da palavra."
Henrique Nunes, assessor-chefe de Imprensa da Prefeitura de São Paulo (São Paulo, SP)

Veto às armas
"Muito oportuna a reportagem 'Perigo no ar' (22/9), principalmente depois do 'quase acidente' provocado por uma bala perdida a bordo do vôo 280 da Varig em 12/9.
Cabe uma ressalva quanto à posição do DAC em relação ao uso de armas por policiais em missão de escolta: nos Estados Unidos, as escoltas são feitas por policiais desarmados com bons conhecimentos de artes marciais, capazes de subjugar fisicamente o prisioneiro.
Uma arma na mão do policial não tem nenhuma utilidade prática, já que ele jamais poderá atirar dentro de uma aeronave pressurizada; por outro lado, se o prisioneiro se apoderar da arma, todos estarão em grande perigo.
A posição dos pilotos brasileiros é uma só: nenhuma arma a bordo!"
Pedro Goldenstein, secretário-geral da Associação de Pilotos da Varig -APVAR (São Paulo, SP)

Destaque negativo
"Lamento o caráter depreciativo que a mídia deu ao encontro dos evangélicos realizado na cidade de São Paulo.
Os meios de comunicação em geral deram um destaque negativo ao encontro. Temos convicção de que pelo menos 1 milhão de pessoas estiveram reunidas no Campo de Marte."
Daniel Baptista Duarte (São Paulo, SP)

Caminho certo
"Quanto mais leio Josias de Souza, mais firmo minha fé na igreja.
Como é gostoso receber pancadas: sinal de que estamos no caminho certo."
Romildo Bosquiero (Americana, SP)

Papa
"Entendo que os grandes líderes sempre incomodem, mas aceitar que alguém, em nome da sensatez, agrida todos os seguidores desse líder é pedir para que sejamos tão grandes como foi o líder desse líder: Jesus Cristo.
Como é que 'um senhor tedioso de idéias retrógradas e preconceituosas' ('Painel do Leitor', 29/9) consegue incomodar tanta sensatez assim?"
Osmarina de Fátima Pazin Baldon (Santo André, SP)
*
"O papa vem ao Brasil. Tudo bem, boa parte dos brasileiros é católica apostólica romana. Mas que ele não interfira em assuntos da sociedade civil, que é laica. Por exemplo, que ele não meta a colher para prejudicar a lei do aborto legal! Nem todas as brasileiras são católicas e nem todas as católicas são contra o aborto."
Maria Alice Ferraz (São Paulo, SP)

Bagunça
"As declarações do sr. Benedito Mariano da Silva no artigo 'Dicotomia estrutural e violência policial' (24/9) somente servem para enganar o cidadão que não teve acesso ao Relatório Anual da Ouvidoria de Polícia do Estado de São Paulo, referente ao ano de 1996.
Por essas e outras razões é que desconfio que toda alteração que querem impor visa muito mais promover um revanchismo pelo que ocorreu na década de 70 do que realmente melhorar a vida do sofrido povo brasileiro. Será que não estão querendo bagunça?"
José Carlos do Nascimento (Piracicaba, SP)

Vontade
"As recentes medidas adotadas pelo novo comandante da PM paulista demonstram de forma inequívoca sua vontade de resgatar a imagem de uma corporação desgastada."
Yvette Kfouri Abrão (São Paulo, SP)

Visão melhorada
"Sintomático o título desta Folha em 27/9: 'Agora, Fleury vê massacre na detenção'.
Cientificamente, com o passar dos anos, a pessoa normal perde a visão... Teria o ex-governador se submetido a recente transplante de córneas?"
Hélio Selles Ribeiro (Guaratinguetá, SP)

Insulto
"Quem é a pessoa (ou pseudônimo) Marilene Felinto para escrever na Folha que 'Ed Mort é inspirado na boçalidade vazia do humor de Luiz Fernando Veríssimo'?
Quem é que cuida deste jornal e deixa passar um insulto dessa natureza (agravante: o supracitado 'boçal' escreve na concorrência. Excelente motivo ético, ou ao menos político, para respeitá-lo, ou ignorá-lo!)."
Luiz Augusto Cama (São Paulo, SP)

Antenado
"Parabéns ao presidente do STF, Celso de Mello, por não ter 'o rabo preso' com a Igreja Católica e com as forças mais retrógradas da sociedade brasileira.
É disso que precisamos: homens antenados com a nossa época e sensíveis aos direitos das minorias."
Paula Viana (Recife, PE)

Lucro fácil
"A questão dos planos de saúde para os idosos em discussão no Congresso contém exageros de ambos os lados.
Os planos de saúde querem, em certos casos, mais do que o dobro do preço para o idoso em relação ao jovem nas mensalidades. O Congresso quer preços iguais para ambos.
Os culpados são os planos de saúde que, adotando a desumanidade em prol do lucro fácil, exorbitaram, pois se cobrassem apenas um pouco mais dos idosos -como por exemplo 20% de 60 até 69 anos e 30% de 70 anos em diante- tudo estaria em paz e ninguém os estaria incomodando."
Félix Buttler (Poços de Caldas, MG)

Texto Anterior: Juízes e lixeiros
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.