São Paulo, segunda-feira, 28 de dezembro de 1998
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Sem crise; Outro lado; Mantendo a receita; Em bilhões; Na cola dos juros; Bloco da cerveja; A todo o vapor; Vendas externas; Sem previsões; Preços baixos; Água para viagem; Em expansão; Novo sabor

Sem crise
As 30 redes de farmácias e drogarias associadas à Abrafarma devem fechar o ano com crescimentos de 10% no volume de vendas e de 3% no número de clientes em comparação a 97. Neste ano, as 1.200 lojas que compõem a associação venderam R$ 2,3 bilhões.

Outro lado
Estudo da Austin Asis com 20 empresas do setor farmacêutico mostra que houve queda nas vendas físicas de 1% a 2% neste ano em relação a 97. Em julho de 98, quando apareceram as denúncias sobre remédios falsificados, as vendas chegaram a cair 15%.

Mantendo a receita
O levantamento também prevê, em 98, receita equivalente à de 97: US$ 2,25 bilhões.

Em bilhões
A Oracle Corp. fechou o segundo trimestre do ano fiscal de 99 (setembro a novembro de 98) com recorde de faturamento e rentabilidade. A empresa teve aumento de 27% na receita do trimestre, que ficou em US$ 2,1 bilhões, contra US$ 1,6 bilhão do ano fiscal anterior.

Na cola dos juros
Para o BankBoston Asset Management, no primeiro trimestre o rendimento da Bolsa deve acompanhar o dos juros -os setores de telecomunicações e elétrico, menos sensíveis ao nível de atividade e com maior peso no índice de ações, farão a diferença.

Bloco da cerveja
A Brahma vai lançar 6 milhões de latas de Brahma chope com decoração para os blocos Eva e Camaleão, que desfilam no Carnaval de Salvador. Os produtos serão vendidos em janeiro.

A todo o vapor
A Ericsson deve produzir 1,2 milhão de aparelhos celulares neste ano, sendo que 40% dessa produção será exportada. A previsão da empresa é atingir a produção anual de 2,5 milhões de aparelhos no ano que vem.

Vendas externas
Segundo Carlos de Paiva Lopes, presidente do conselho de administração da Ericsson, a empresa deve aumentar as exportações no próximo ano. Em 98, foram arrecadados US$ 160 milhões com exportações, contra US$ 50 milhões registrados em 97.

Sem previsões
"O próximo ano será ainda melhor para o setor, mas será muito complicado para a economia do país. É difícil fazer previsões", afirmou Paiva Lopes.

Preços baixos
O comércio da rua 25 de Março vai fechar o mês com aumento de 10% nas vendas em relação a igual período de 97, segundo Arinos de Almeida Barros, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos de São Paulo. Ele diz que os principais responsáveis foram os produtos de baixo valor.

Água para viagem
A Panamco Brasil, fabricante brasileiro de Coca-Cola, acaba de lançar uma embalagem de 10 litros, descartável, de água mineral Crystal. A empresa investiu US$ 500 mil no novo produto. O lançamento vem acompanhado de campanha publicitária chamada "Água para Viagem".

Em expansão
A Cia. Suzano de Papel e Celulose aumentou em 126% as exportações de cartão para embalagens de janeiro a novembro deste ano em relação ao mesmo período de 97. A média mensal foi de 1.300 toneladas, contra 577 em 97.

Novo sabor
A Josapar está lançando o Cozinha Fácil Tio João, versão arroz com brócolis. A empresa, que tem 65% do mercado de arroz semipronto (segundo dados da Nielsen), quer ampliar sua participação em 70%.

E-mail: painelsa@uol.com.br

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