São Paulo, sábado, 4 de abril de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Penske faz cópia do Benetton "tubarão"

Carro estréia na Indy amanhã

FÁBIO SEIXAS
ENVIADO ESPECIAL A LONG BEACH

A equipe Penske estreou ontem na pista de Long Beach um novo aerofólio dianteiro, no estilo "tubarão", já candidato ao título de inovação da temporada 98.
A peça é inspirada nos Benetton projetados por John Barnard no início da década e deve ser usada pela equipe em todos os circuitos mistos e de rua do campeonato.
Na Penske, a pretensão é grande. Já se fala de inaugurar, neste final de semana, uma tendência aerodinâmica para os próximos anos.
Se ainda não mostrou resultados práticos, a novidade causa curiosidade na categoria cujo regulamento restringe ao máximo as inovações, em nome da "igualdade".
Ontem, no primeiro treino para o GP de Long Beach, terceira etapa da temporada, os Penske, equipados com o novo aerofólio, não foram bem. André Ribeiro ficou em 16º e Al Unser Jr., em 20º.
"Estávamos atrás do aperfeiçoamento dessa peça e não do melhor tempo", disse Chuck Sprague, vice-presidente da Penske.
Segundo ele, o trabalho do projetista da equipe, John Travis foi inspirado em Barnard.
"A idéia básica do tubarão é a mesma: usar o máximo da área em asa e o mínimo possível em bico", afirmou Sprague. "Chegamos ao limite do regulamento da Indy."
Quanto mais ampla é a área de asa dianteira de um carro, maior a pressão aerodinâmica obtida. Melhor, portanto, a sua estabilidade.
"O objetivo desse bico é direcionar para baixo do carro um fluxo maior de ar", disse Ribeiro.
O treino que define o grid de largada acontece hoje, a partir das 17h45 (de Brasília). Ontem, no primeiro treino livre, o mais rápido foi Christian Fittipaldi, com 51s203 (média de 178,059 km/h).
O norte-americano Bryan Herta foi o segundo, com 51s367.
Gil de Ferran, pole nos dois últimos anos, fez o sexto tempo. Gualter Salles foi o 13º, seguido por Tony Kanaan.
Maurício Gugelmin foi o 17º e Hélio de Castro Neves, o 19º.

Texto Anterior: Viola toma produto banido e é desfalque
Próximo Texto: Feminino dissipa apostas nas finais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.