São Paulo, sábado, 4 de abril de 1998 |
Texto Anterior |
Índice
Penske faz cópia do Benetton 'tubarão' Carro estréia na Indy amanhã FÁBIO SEIXAS
A peça é inspirada nos Benetton projetados por John Barnard no início da década e deve ser usada pela equipe em todos os circuitos mistos e de rua do campeonato. Na Penske, a pretensão é grande. Já se fala de inaugurar, neste final de semana, uma tendência aerodinâmica para os próximos anos. Se ainda não mostrou resultados práticos, a novidade causa curiosidade na categoria cujo regulamento restringe ao máximo as inovações, em nome da "igualdade". Ontem, no primeiro treino para o GP de Long Beach, os Penske não foram bem. Al Unser Jr. ficou em 10º e André Ribeiro, em 17º. Mas não desanimou. "Estávamos atrás do aperfeiçoamento dessa peça e não do melhor tempo", disse Chuck Sprague, vice-presidente da Penske. Segundo ele, o trabalho do projetista John Travis foi inspirado em Barnard. "A idéia básica do tubarão é a mesma: usar o máximo da área em asa e o mínimo possível em bico"', afirmou Sprague. "Chegamos ao limite do regulamento da Indy." Quanto mais ampla é a área de asa dianteira de um carro, maior a pressão aerodinâmica obtida. Melhor, portanto, a sua estabilidade. "O objetivo desse bico é direcionar para baixo do carro um fluxo maior de ar", disse Ribeiro. O treino que define o grid de largada acontece hoje, a partir das 17h45 (de Brasília). Dentro do clima de festa que sempre existe em Long Beach, a cantora Madonna é aguardada entre os VIPs. Ontem, Bryan Herta conquistou a pole provisória, com 50s945. Em segundo, ficou seu companheiro de equipe, Bobby Rahal, com 51s036. Adrian Fernandez foi o terceiro, seguido por Gualter Salles, a surpresa do treino, correndo pela fraca Payton-Coyne. Ele faz sua segunda prova no ano, substituindo Dennis Vitolo, machucado. Gil de Ferran foi o quinto. Texto Anterior: Grupo VR critica Federação por alterar a tabela do Paulista Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |