São Paulo, sábado, 4 de abril de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nem bicho merece jaula

FERNANDO BONASSI
ESPECIAL PARA A FOLHINHA

Toda vez que eu passo nessas lojas que vendem bichos, eu penso na vida miserável que eles levam ali. Fechados nas jaulas, vendo só um pedacinho de rua e assim mesmo quando estão perto da calçada, porque muitas vezes eles ficam lá no fundo!
E passarinho em gaiola? Não é uma coisa feia ter bicho desse jeito?! Não sei por que não param com isso. Eu e minha turma entramos num acordo com nossos pais e soltamos todos os passarinhos que tínhamos em casa.
Mas sabe por que eu comecei a falar de bicho preso? Imagine só: se prender um bicho já acaba com o dia da minha turma, o que será que a gente sentiria se soubesse que fizeram a mesma coisa com uma pessoa?!
Você acha que é maluquice? Eu também acho, mas você viu o que fizeram com o Deng Qilu lá na China? Ele tem 43 anos e, nos últimos três, ficou numa jaula!
É, numa jaula que nenhum tipo de bicho merece! Tão pequena que nem dava pra ficar em pé. Além disso, ele ficava acorrentado! Nada no mundo que uma pessoa faça, por pior que seja, é motivo para fazer isso. O Deng Qilu nem tinha ido a um julgamento, quer dizer, ninguém sabia se ele era culpado de alguma coisa ou não!
As pessoas que tiveram essa idéia é que são criminosas! Nem elas, por mais bestas que sejam, merecem ficar numa jaula.

Texto Anterior: Índios mostram sua cultura
Próximo Texto: Conheça mais sobre a história dos oceanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.