São Paulo, sábado, 4 de abril de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemanha tenta ação contra Le Pen

RODRIGO AMARAL
DE PARIS

A Frente Nacional, principal partido de extrema direita da França, sofreu um novo golpe, ontem, ao mesmo tempo em que obtinha uma significativa vitória.
O Ministério Público de Munique (Alemanha) enviou ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França), um pedido de permissão para processar Jean-Marie le Pen, presidente do partido.
Le Pen é eurodeputado e, por esse motivo, dispõe de imunidade parlamentar. A Justiça alemã quer processá-lo devido a declarações feitas em Munique no fim de 1997.
Le Pen disse que o extermínio de judeus em câmaras de gás nos campos de concentração nazistas foi apenas "um detalhe" da história da Segunda Guerra. Na Alemanha, esse tipo de declaração pode render até cinco anos de prisão.
Anteontem, Le Pen fora condenado, na França, a dois anos de inelegibilidade e três meses de prisão devido a agressão a uma deputada socialista. Ontem ele recorreu da sentença, suspendendo-a.
Por outro lado, a FN celebrou ontem a eleição de Dominique Chaboche como vice-presidente do conselho regional da Alta Normandia. Ele foi eleito com votos da coligação RPR e UDF, o partido do presidente Jacques Chirac.

Texto Anterior: Trajes de vítimas do nazismo vão a leilão
Próximo Texto: China prende líder político dissidente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.