São Paulo, sábado, 4 de abril de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Islamismo cresce mais que outras religiões no mundo

Expansão se concentra principalmente na Ásia e na África

PAULO DANIEL FARAH
DA REDAÇÃO

O islamismo é a religião que mais cresce no mundo. Concentra-se em especial na Ásia e na África, mas ganha novos adeptos de maneira impressionante na Europa, nos EUA e nas repúblicas da ex-União Soviética.
Estima-se que, a partir do ano 2000, o islamismo será a religião predominante, ultrapassando o cristianismo. Hoje há cerca de 1,3 bilhão de muçulmanos no mundo, contra cerca de 1,9 bilhão de cristãos.
Um estudo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil de 1989 já demonstrava a preocupação dos católicos com a expansão do islamismo.
No Brasil, há mais de um milhão de muçulmanos e cerca de cem mesquitas e salas de oração, de acordo com a Sociedade Beneficente Muçulmana de São Paulo. São, em sua maioria, jovens de 17 a 30 anos e de classes sociais diversas.
A mesquita de Brasília é a maior do país. Foi construída em 1990, financiada e projetada pela Arábia Saudita. Cerca de 10.500 fiéis costumam participar das cerimônias. O responsável é o xeque Mohammad Zaidan.
Há um versículo do Alcorão, livro sagrado do islamismo, que diz: "La Ikraha fid din" (Não há imposição quanto à religião).
A expansão do islamismo é atribuída às suas propostas, como a igualdade social e o combate ao racismo. As orações são feitas preferencialmente em conjunto, o que aumenta a noção de coletividade.

Texto Anterior: Judeus elogiam e pedem cautela
Próximo Texto: URSS espionou EUA para Iraque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.