São Paulo, quarta-feira, 22 de abril de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituto diz não acreditar em epidemia

RITA NAZARETH
DA REPORTAGEM LOCAL

Os dois casos de hantavírus em Tupi Paulista (apenas um confirmado) são considerados isolados pelo Instituto Adolfo Lutz, que faz análise dos vírus encontrados no Estado de São Paulo.
Entre 1993 e 1998, o Instituto Adolfo Lutz notificou sete casos (seis de São Paulo e um do Mato Grosso do Sul).
"Não podemos falar em epidemia porque o vírus se propaga em um meio muito restrito", diz a diretora de virologia do instituto, Luiza Terezinha Madia de Souza. "Não é todo mundo que pode ter contato com as secreções de roedores silvestres."
A virologista também informa que até hoje não foram confirmado casos de contaminação de um ser humano infectado para outro.
Entretanto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, estudos feitos durante uma epidemia na Argentina, em 1996, mostraram fortes evidências de transmissão de uma pessoa para outra.
50% morrem
Originário das secreções (fezes, urina, saliva) de ratos silvestres, o hantavírus entra no corpo humano pela inalação ou pelo contato direto com essas substâncias.
Segundo o CDC, mesmo tendo sido infectada, a pessoa pode levar entre três e seis semanas para começar a apresentar os primeiros sintomas.
Em um primeiro momento, são dores musculares e de cabeça, náuseas, tonturas e febre alta. Depois, os pulmões se enchem de líquido (edema pulmonar) e o corpo começa a expelir sangue (hemorragias).
Sem cura
"É por isso que, ao primeiro sintoma, a pessoa deve buscar auxílio médico", diz o médico infectologista Vicente Amato Neto. "Em UTI, os médicos tentarão combater todos os focos de infecção, mas não o vírus em si."
A principal medida para controlar a propagação do vírus, segundo os médicos, é a higiene.
"Limpe a casa e não deixe alimentos descobertos ou objetos amontoados em determinados locais", afirma Luiza. "Ambientes sujos ou com alimentos favorecem a proliferação de ratos."

Texto Anterior: Leitor aponta falha em cinema
Próximo Texto: Hantavirose foi identificada em 93 na América
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.