São Paulo, quarta-feira, 22 de abril de 1998
Próximo Texto | Índice

Futebol de robôs

Começa a 1ª Copa Brasil

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Futebol e tecnologia. Esses dois ingredientes são a alma da 1ª Copa Brasil de Futebol de Robôs, campeonato que acontece entre os dias 28 e 30 de abril na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, no prédio da Administração.
Os jogadores -na verdade, robôs- vão trocar passes para enganar adversários, fazer dribles e outras jogadas de efeito para marcar seus gols. O campeão e o vice participam da fase final da Copa Mundial de Robôs, que será realizado em Paris, simultaneamente à fase final da Copa Mundial de Futebol na França.
Para disputar as partidas, as equipes podem jogar em duas modalidades: time -com dois atacantes e um goleiro- e single -um robô joga contra outro. Cada time de robôs é controlado por seu respectivo computador do tipo PC.
Uma câmera de vídeo filma o jogo e passa as informações sobre posições de jogadores e bola para o micro. É com base nelas que o computador manda as ordens para os robôs.
O programa usa tecnologia de inteligência artificial -área da computação que procura resolver automaticamente problemas complexos, usando o conhecimento humano.
Cada time tem seu respectivo programa de estratégia de ataque e defesa. "Corresponde ao Zagallo do time", diz Anna Rillo, professora e engenheira elétrica da Escola Politécnica da USP.
Além dos jogos, haverá palestras e workshops para mostrar como se faz um robô e os programas para que ele tenha bom desempenho.
Um campeonato com a bola rolando no campo em direção ao gol tem mais implicações quando os jogadores são robôs. O jogo não é só brincadeira de cientista.
O conhecimento adquirido com a criação dos sistemas robóticos pode ser usado em aplicações práticas. Montar um sistema de monitoração de tráfego em uma cidade é um exemplo. Outro pode ser a inspeção de garrafas da linha de produção na fábrica.

LEIA MAIS sobre robôs nas págs. 5-4 e 5-5.

Próximo Texto: Será que a profissão de programador é ruim?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.