São Paulo, quarta-feira, 22 de abril de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atlas histórico é atualizado pela rede

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Editora Ática está lançando a segunda edição de seu CD-ROM "Atlas de História Geral", desta vez com o recurso de atualização das informações via Internet.
É uma boa obra de referência, especialmente para estudantes. Traz ao todo 420 mapas históricos, divididos em 58 temas.
Cada tema tem uma introdução com vídeo e áudio que, no geral, apresenta um resumo consistente das questões relevantes -mas às vezes as simplifica demais.
O CD é fácil de usar e roda sem problemas na configuração mínima (micro 486, com 8 Mbytes de memória RAM e "Windows 3.1").
A linha da história começa com a evolução humana. A chegada do homem à América do Sul, por exemplo, é situada em torno de 10 mil anos atrás. Isso é motivo de muita polêmica na arqueologia moderna. É esse tipo de detalhe que acaba ficando de fora da obra.
Mas talvez a principal falha da obra seja a falta de materiais sobre cidadania e direitos humanos. O CD traz a Declaração dos Direitos do Homem, da Revolução Francesa, por exemplo, mas deixa de fora a Declaração Universal, de 1948, o texto mais importante nessa área.
Por outro lado, a obra é muito rica em assuntos como escrita e religião. Somando tudo, o resultado é bastante favorável. O preço R$ 63. Ática, tel. (011) 278-9322.

Texto Anterior: Empresas desenvolvem padrão para TV
Próximo Texto: Guia ajuda família a manusear micro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.