São Paulo, quarta-feira, 22 de abril de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulheres tomam conta de tecnologia

DO "USA TODAY"

As mulheres estão tomando conta, cada vez mais, de áreas técnicas. Essa é a conclusão de um estudo do CommerceNet/Nielsen Institute for Women and Media Research Technology, uma organização sem fins lucrativos criada para aumentar o número de mulheres em áreas tecnológicas.
"O mundo está ficando mais técnico paulatinamente", afirma Anita Borg, chefe do instituto.
Borg engrossa o time de mulheres que se tornaram líderes em uma área dominada por homens. Ela agora estimula outras a fazer o mesmo. Se as mulheres não começarem a explorar a tecnologia como os homens vêm fazendo há alguns anos, elas ficarão em desvantagem profissional e financeira.
Kim Komando (www.komando.com), que comanda um programa popular de rádio e escreve para revistas de informática, afirma que as mulheres ainda não tiraram total vantagem de suas profissões técnicas. "Elas deveriam encarar o mercado técnico dominado pelos homens como um desafio", diz.
Solução
Para Komando, a única mulher na maioria das aulas de ciência da computação na Universidade Estadual do Arizona, no início dos anos 80, o estereótipo negativo de homens associados a profissões tecnológicas provavelmente desestimulou as mulheres a explorar esse tipo de carreira profissional.
Parte da solução, diz ela, "está em mostrar às jovens estudantes que um profissional da área tecnológica não tem de ter a cara de um Bill Gates com um pager na cintura e um celular no ouvido".
Uma graduação em computação não é a única avenida para mulheres interessadas na área tecnológica. A Internet levou Aliza Sherman a largar seu emprego de secretária para presidir a Webgirls International (www.webgrrls.com), organização que promove mulheres interessadas na rede.

Texto Anterior: Guia ajuda família a manusear micro
Próximo Texto: Economista dá dicas de sites com indicadores financeiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.