São Paulo, domingo, 14 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Persiste o pessimismo em relação a desemprego

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

O desemprego é o problema mais presente na vida dos eleitores: praticamente 2 a cada 3 deles (63%) conhecem alguém que tenha sido demitido nos últimos seis meses, segundo pesquisa nacional Datafolha.
Esse percentual é ainda maior nas regiões mais atingidas pelo problema. No Estado de São Paulo, 3 a cada 4 eleitores (75%) conhecem um demitido. Na capital paulista a taxa é recorde: 78%.
E, se é uma questão que atinge diretamente a maioria das pessoas, também é algo que não deve ter solução no curto prazo -ao menos na opinião do próprio eleitorado. Para 60%, o desemprego deve aumentar ainda mais.
O único dado positivo em relação ao tema é que esse pessimismo está em queda: o percentual dos que prevêem o aumento do desemprego era de 70% em dezembro passado, caiu para 63% em março, oscilou para 64% em abril e voltou a cair agora, para 60%.
Isso não se refletiu na avaliação que os eleitores fazem do Plano Real: como em maio, são 47% os que acham que ele é ótimo ou bom. Apesar de alta, essa aprovação é a menor que o plano já recebeu desde o seu lançamento.
O pessimismo se estende à situação econômica do país: 25% acham que ela vai melhorar, mas 29% acreditam no contrário. A maior parcela, 39%, acha que ficará como está.
Os eleitores são mais otimistas, entretanto, em relação à sua situação econômica particular: 38% acreditam em uma melhora, contra 18% que prevêem um futuro pior de sua economia doméstica.
Também são positivas as expectativas de consumo declaradas: 29% do eleitorado afirma que pretende consumir mais nos próximos seis meses, em relação ao período anterior; 44% planejam consumir a mesma quantidade, e 26%, menos.
(JRT)

Texto Anterior: 40% admitem mudar o voto até eleição
Próximo Texto: 19% dizem ter deixado de pagar alguma conta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.