São Paulo, domingo, 14 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prevenção deve começar durante gestação

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os especialistas afirmam que a educação em saúde bucal deve começar ainda no período de gestação, ensinando a mãe como cuidar de seus bebês para evitar que eles venham a ter cáries.
O presidente da Federação Odontológica Latino-Americana, Pedro Martinelli, diz que é preciso advertir as mães para que elas, por exemplo, evitem soprar a comida dos bebês para esfriá-la, beijar as crianças na boca ou mesmo usar os mesmos talheres.
Ao fazer isso, a mãe está, inadvertidamente, inoculando bactérias na boca dos filhos. "A flora bucal e intestinal se formam nos primeiros 90 dias de vida. Se o bebê tiver um contato desse tipo com uma pessoa com alto índice de cáries, ele provavelmente vai ter o mesmo problema", diz Martinelli.
Escovação
Outra recomendação já é mais conhecida: escovar os dentes quatro vezes ao dia, após acordar, após as refeições e antes de dormir. "Quem faz isso tem 50% menos riscos de ter problemas bucais", afirma Martinelli.
Professor de odontologia preventiva da USP, Paulo Castel Narvai diz que também a frequência do consumo de açúcar deve ser controlado. É preferível comer alimentos açucarados só na sobremesa do que muitas vezes ao dia.
O açúcar provoca uma queda do PH na boca, o que favorece a proliferação de bactérias que vão produzir ácidos que desmineralizam o esmalte protetor dos dentes.
"Se a pessoa come açúcar o tempo todo, o organismo não consegue restabelecer o nível de PH e fazer a compensação da desmineralização", explica.
Martinelli lembra ainda que, entre adultos, as inflamações de gengiva causadas por bactérias podem disseminar esses microrganismos pelo sangue e levar a pessoa a sofrer de doenças no coração, nos rins e no fígado. "Não há saúde geral sem saúde bucal", afirma.
(JRT)

Texto Anterior: Turistas brasileiros passam por 'ativistas'
Próximo Texto: GV faz segunda fase da seleção hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.