São Paulo, domingo, 14 de junho de 1998
Próximo Texto | Índice

Autônomo vira sócio sem empresa

LIA REGINA ABBUD
DA REPORTAGEM LOCAL

O conceito de cooperativas de trabalho está se espalhando pelo país. Elas passaram de 516, há dois anos, para 1.025, no final do ano passado, segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras.
O crescimento desse sistema acontece principalmente em função do aumento do desemprego.
Segundo Pedro Gouveia, 57, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, essa é uma boa alternativa, especialmente para profissionais desempregados que desejam continuar em seu ramo de atuação, em vez de recorrer a subempregos.
Por esse conceito, ele trabalha como autônomo, só que dentro de um grupo em que todos são donos. É a idéia de que o grupo vende melhor seu trabalho do que o profissional individualmente.
Como sócios, são responsáveis pelos gastos da cooperativa, que não pode ter fins lucrativos. Têm direito aos lucros de forma igualitária e o mesmo poder de decisão.
Vantagens
Segundo especialistas, as cooperativas podem oferecer serviços por melhores preços e garimpar clientes que antes procuravam empresas terceirizadas.
Isso porque não precisam pagar encargos sociais aos cooperados, como FGTS, 13º salário e férias remuneradas.
E as empresas contratantes ganham no preço e na economia com treinamento de pessoal, especialmente no caso de trabalhos esporádicos, como a reformulação de um sistema de informática.
Quando a dúvida é participar de uma cooperativa ou abrir uma microempresa, a primeira sai ganhando, muitas vezes, em dois aspectos: não exige infra-estrutura e capital inicial alto e possui marketing mais estruturado, por tratar-se de um grupo, para vender melhor seu peixe no mercado.

Informações - Organização das Cooperativas Brasileiras: (061) 225-0275.

LEIA MAIS sobre cooperativas de trabalho na pág. 4

Próximo Texto: Cooperativas custeiam férias e cesta básica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.