São Paulo, domingo, 14 de junho de 1998
Próximo Texto | Índice

Jazz vence e permanece vivo na final

DA REPORTAGEM LOCAL

O Utah Jazz venceu o Chicago Bulls por 83 a 81, em jogo que terminou já na madrugada de ontem, no ginásio dos Bulls, e conseguiu manter as chances de conquistar o título desta temporada da liga norte-americana da basquete.
A derrota pode ter sido a última partida no United Center, em Chicago, da dinastia Michael Jordan-Scottie Pippen-Phil Jackson, que conquistou para os Bulls nesta década cinco títulos da NBA.
Pippen e o técnico Jackson devem deixar a equipe ao final da temporada. Já Jordan estuda abandonar de vez o basquete.
As duas equipes fazem hoje, no ginásio do Utah, em Salt Lake City, a sexta partida do playoff final (melhor de sete).
Caso o Jazz, que nunca foi campeão da NBA, volte a vencer, o sétimo e decisivo jogo será quarta, também no Delta Center.
Anteontem, a equipe de Utah, sabendo que precisava ganhar para adiar a decisão do título, iniciou a partida determinada.
O ala-pivô Karl Malone, que vinha tendo atuação discreta na série final, foi o cestinha do Jazz e do jogo, com 39 pontos.
Ao final, Malone estava eufórico. "Eu disse que a série ainda não havia acabado. Agora eles (os Bulls) terão que dançar a nossa música no Delta Center", disse.
O Utah abriu o marcador e logo tinha quatro pontos anotados contra nenhum dos Bulls.
Ambas as equipes mostravam nervosismo, errando muitos arremessos e perdendo muitas bolas.
A primeira metade acabou, com isso, virando um duelo particular entre dois jogadores, Malone e o ala croata Toni Kukoc.
O Chicago alternava, igualmente sem sucesso, o pivô Luc Longley e o ala-pivô Dennis Rodman no combate a Malone.
Kukoc, por sua vez, se aproveitava da marcação dupla que o Utah exercia sobre Jordan. Dos 18 pontos dos Bulls no primeiro quarto, 13 foram feitos pelo ala, que no total acumulou 30 pontos.
Jordan e Pippen estiveram irreconhecíveis. Até o fim do quarto inicial, o primeiro havia conseguido apenas dois pontos. Melhorou nos dois períodos seguintes -terminou o jogo com 28 pontos, mas cansou no quarto final. Já Pippen, constantemente fora de sintonia, conseguiu apenas seis pontos.
Nos dois últimos quartos, a vantagem do Utah no placar permaneceu, na maior parte do tempo, entre dois e quatro pontos.
O último quarto começou com vantagem dos Jazz, 59 a 55. Nas partidas anteriores dos playoffs, os Bulls sempre tiveram vantagem nesse período -acumulavam 92 pontos, contra 61 do rival.
Anteontem, a tendência não se repetiu. O Chicago até que esboçou uma reação nos 3 minutos finais, com cestas de três pontos de Kukoc e do armador reserva Steve Kerr.
Mas o Utah reagiu à altura, curiosamente com um jogador que pouco havia atuado nas partidas anteriores do mata-mata.
O veterano ala-pivô Antoine Carr, anotou seis pontos consecutivos, esfriando o ânimo dos campeões, e terminou, com 12 pontos, como outro herói da vitória.

NA TV - Bandeirantes e ESPN International, ao vivo, às 20h30

Próximo Texto: FRASES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.