São Paulo, domingo, 14 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo vence concorrência nos EUA

OTÁVIO DIAS
DA REPORTAGEM LOCAL

"Nunca ninguém carregou uma arma em nome da MPRI", afirmou à Folha Edward Soyster, 63, tenente-coronel aposentado do Exército dos EUA. "Mas fornecemos assessoria na área militar para Forças Armadas estrangeiras."
Soyster é vice-presidente da empresa norte-americana Military Professional Resources Incorporation (Corporação de Recursos Militares Profissionais), a mais respeitada companhia especializada em questões militares do mundo, fundada por generais aposentados dos EUA nos anos 80.
Segundo Soyster, a MPRI submete todos os seus contratos ao Departamento de Estado americano. "O governo nunca aprovaria o envolvimento de nossa empresa numa ação militar."
Desde 94, a empresa possui um contrato para a estruturação do Ministério da Defesa e das Forças Armadas da Croácia.
"Os croatas têm o objetivo de, no futuro, se integrarem à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Para isso, precisam ter Forças Armadas democráticas, como as dos países que integram o grupo", explica.
A empresa também treina as forças militares da Bósnia. "Quando os EUA patrocinaram o acordo de paz para a ex-Iugoslávia, uma das exigências dos bósnios foi que o nosso governo ajudasse no treinamento de suas Forças Armadas", diz Soyster. "Os EUA decidiram fazer isso por meio de uma empresa privada, e nós vencemos a concorrência."
(OD)

Texto Anterior: Empresas podem manter paz
Próximo Texto: Angola contratou sul-africanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.