São Paulo, domingo, 14 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jardins aquáticos

MARCELO LIMA

Com plantas e desenhos adequados, água complementa o projeto
A água, em geral associada a praças e áreas públicas, passa agora a integrar também os jardins domésticos. Na forma de espelhos, pequenas fontes, ou mesmo vasos decorativos, o elemento aparece dentro e fora da casa.
"A água produz um efeito estimulante nos jardins. Além da variedade de plantas aquáticas -muitas das quais com florescimento acentuado-, ela sugere frescor e movimento", afirma a paisagista Elza Niero.
Além disso, a manutenção de jardins desse tipo envolve os mesmos cuidados reservados aos convencionais.
"A observação das condições de iluminação para a escolha das plantas, as podas periódicas e a adubação são cuidados igualmente necessários", explica a paisagista.
No caso dos jardins aquáticos, é a preparação do local que vai receber as plantas que exige maiores cuidados. A dimensão do recipiente sempre deve ser definida a partir do tamanho das plantas escolhidas.
Ninféias, por exemplo, necessitam de um recipiente com pelo menos 40 cm de profundidade para se desenvolverem.
Ao contrário do que se pensa, é importante lembrar que algumas espécies devem ser plantadas em vasos submersos, o que pode exigir uma profundidade ainda maior.
Segundo os paisagistas, uma vez definidas as dimensões, o próximo passo é realizar a impermeabilização da área, para evitar problemas de infiltração, principalmente no caso dos espelhos de água. Depois, é preciso instalar um sistema de circulação e escoamento, fundamentais mesmo em áreas pequenas.
Os espelhos não são, no entanto, a única opção para cultivar plantas aquáticas. Quem não dispõe de espaço pode também cultivá-las em vasos.
"Plantas como o alface d'água e as ninféias são as mais indicadas para esse tipo de cultivo. São resistentes e de grande efeito visual", afirma o paisagista Gilberto Elkis.

Onde encontrar: Assessoria para projetos: ABAP: Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas: r. Eduardo de Souza Aranha, 106, Vila Olímpia, tel. 866-2669. Elza Niero Paisagismo: r. Gracindo de Sá, 57, Jardim Europa, tel. 853-3945. Elkis Paisagismo: r. Wisard, 252, Vila Madalena, tel. 815-9537.

Texto Anterior: Fome de leão
Próximo Texto: De grife em grife em grife
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.