São Paulo, quarta-feira, 17 de junho de 1998 |
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Livro ensina os médicos a cativarem os pacientes
AURELIANO BIANCARELLI
Os prejuízos são incalculáveis. Uma contribuição para reduzir esses danos é o livro "Compliance, Sobre o Encontro Paciente-Médico" (Ipex Editora, R$ 25,00), lançado na semana passada. "Cumpliance", nesse caso, é usado para significar a cumplicidade que deve existir entre as duas partes. "O médico precisa cativar o paciente", diz Antonio Carlos Zanini, professor de clínica médica da Faculdade de Medicina da USP e um dos autores do livro. O outro autor é Luiz Gonçalves Paulo, professor de farmacologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O livro cita uma série de direitos do paciente, a começar pelo direito de ser bem informado. Os autores, no entanto, dedicam especial cuidado ao médico, ajudando-o a prestar atenção ao paciente. "Se o paciente não confia no médico, a tendência é não cumprir a receita", afirma. Essa falta de sintonia entre as partes é tão importante no abandono dos tratamentos quanto a falta de dinheiro para comprar os remédios. "O problema não é o tempo que o médico dedica à consulta, nem possíveis erros de diagnóstico, mas a desconfiança do paciente", diz Zanini. Muitas receitas não trazem as informações mínimas, outras são ilegíveis. O problema começa na faculdade. "Não há nenhuma disciplina nas escolas médicas sobre a relação médico-paciente." Zanini é conhecido no meio médico pela publicação periódica do "Guiamed", um guia sobre remédios que agora está sendo laçado em CD-ROM pela Ipex Editora. Texto Anterior: Laser diagnostica cárie sem sangramento e radiografia Próximo Texto: Avanço da meningite em maio faz Rio vacinar 7.000 pessoas Índice |
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