São Paulo, quarta-feira, 17 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuvas deixam Kuerten de molho mais uma vez

DA REPORTAGEM LOCAL

A estréia do brasileiro Gustavo Kuerten, 21, no Torneio de Rosmalen, Holanda, foi adiada por causa de chuva e só deve acontecer hoje, diante de Dennis Van Scheppingen, 22, jogador da casa.
O brasileiro, 23º no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), faria o sexto e último jogo da rodada de ontem, que acabou não sendo concluída.
"Tem chovido bastante e os jogos começaram com atraso. Como o meu era o último, acabou sendo cancelado", disse Kuerten. "Estou tentando fazer o meu melhor, mas já vi que é difícil jogar aqui, pois a bola sobe menos do que em Wimbledon", afirmou Kuerten, sobre o piso de grama do torneio holandês.
Ontem, ele treinou com o espanhol Alex Calatrava, à tarde. Pela manhã, só conseguiu bater bola em quadra coberta.
Se vencer Scheppingen, o 126º do ranking, hoje, Kuerten terá conseguido sua primeira vitória em quadras de grama, como tenista profissional.
No ano passado, teve suas duas primeiras experiências, e derrotas, em Nottingham, diante do inglês Greg Rusedski, e em Wimbledon, no quinto set, diante do norte-americano Justin Gimelstob.
Como juvenil, Kuerten foi às oitavas-de-final de Wimbledon, em simples, e às semifinais em duplas, ao lado de Nicolas Lapentti.
Chave difícil
Em sorteio realizado ontem, foram definidos os confrontos da primeira rodada do Torneio de Wimbledon, que começa na próxima segunda-feira, no All England Lawn Tennis and Croquet Club, em Londres, Inglaterra.
Trata-se do terceiro evento do Grand Slam do ano e uma das quatro competições mais importantes do calendário do tênis profissional -além da mais antiga.
Kuerten enfrentará o australiano Jason Stoltenberg, 28, o 41º colocado no ranking mundial. É também um jogador com bom retrospecto em quadras de grama e o quarto da atualidade com melhor performance nesse tipo de piso.
São 47 vitórias contra 29 derrotas. Na frente dele, só aparecem o alemão Boris Becker, com 112 vitórias e 23 derrotas, Pete Sampras, com 63 vitórias e 14 derrotas e David Wheaton, com 47 vitórias e 25 derrotas.
Stoltenberg vai para sua 11ª participação em Wimbledon, onde chegou à semifinal em 1996, quando perdeu para o holandês Richard Krajicek, o campeão do torneio naquele ano.
"Se não chover muito, vai ser lucro, porque pelo menos conseguirei treinar", disse Kuerten.
André Sá, 21, o outro brasileiro que disputa a chave principal de Wimbledon, e 124º tenista da ATP, enfrentará o norte-americano Todd Martin, 27, na estréia. O 32º tenista do ranking também tem bom retrospecto na grama de Wimbledon, em que fez semifinais em 96 e quartas-de-final em 94.
É o oitavo tenista da atualidade com mais vitórias na grama: 39, contra 12 derrotas.
Pete Sampras, dos EUA, atual campeão do torneio, estreará contra o eslovaco Dominik Hrbaty.

Texto Anterior: Bulls oferecem novo contrato a Pippen
Próximo Texto: Ríos fracassa na grama de Nottingham
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.