São Paulo, quarta-feira, 17 de junho de 1998
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Como uma pequena empresa pode competir?

BILL GATES

Pergunta - Trabalho para uma empresa muito pequena, mas que tem grandes corporações como clientes. De que forma uma pequena empresa como a nossa, que tem menos de dez funcionários mas um bom produto, pode alcançar as milhares de firmas que são nossas clientes potenciais?
Stephane Colin, França
(stephane@hal5.com)
Resposta - As pequenas empresas têm grandes oportunidades, que hoje são maiores do que nunca.
A infra-estrutura de comunicações, que está evoluindo, facilita o trabalho de empresas de dimensões modestas que querem trabalhar em cooperação com companhias maiores.
Isso reforça a tendência da especialização, na medida em que as empresas concentram sua atenção nas suas competências básicas e delegam outras tarefas a especialistas.
Embora essa tendência obviamente não garanta o sucesso de qualquer companhia, ela cria um clima no qual pequenas empresas que fazem uma coisa muito bem conseguem crescer e prosperar.
Tenho três sugestões a fazer às pequenas empresas que querem fazer bom uso da tecnologia em constante mudança, numa economia que também se encontra em permanente evolução.
Em primeiro lugar, se você precisar de ajuda, vá procurá- la. Poucas pequenas empresas contam com funcionários peritos em informática.
Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se que apenas 15% das pequenas empresas contam com uma equipe interna que se dedica em tempo integral a questões de tecnologia. Mas isso não significa que sua firma precise abrir mão de uma assistência especializada.
Encontre uma parceira local qualificada ou um fornecedor de serviços com valor agregado para ajudar sua empresa a definir uma estratégia de tecnologia e um plano de implementação para ela.
Essa pessoa -ou firma- pode vender software ou equipamentos de informática, mas também pode agregar valor, montando um sistema computadorizado, criando soluções de software personalizadas para uma empresa específica e atuando como centro de suporte técnico.
Não será difícil encontrar ajuda, porque a demanda crescente provocou um aumento enorme no número de consultores de informática e fornecedores de serviços com valor agregado que atendem às pequenas empresas.
Em segundo lugar, coloque seus computadores em rede. As grandes empresas já fazem uso do tremendo potencial das redes de computadores, mas a maioria das pequenas empresas ainda não utiliza redes locais.
Uma vez que vocês tenham uma rede local em operação, poderão usar correio eletrônico interno, compartilhar dados ou recursos de equipamentos e até fornecer acesso remoto aos funcionários, para que possam usar o e-mail ou trabalhar com seus arquivos à noite ou em viagem.
O faturamento sem papel, a colaboração eletrônica e outras tecnologias produtivas são tão fáceis de ser usadas por pequenas empresas quanto pelas grandes.
Em terceiro lugar, entre na Internet. As pequenas empresas podem usar o correio eletrônico para se comunicar com o mundo externo. A World Wide Web (braço multimídia da Internet) oferece grandes oportunidades para pesquisa, marketing e vendas.
A Internet representa o futuro da computação e das comunicações, e você não vai querer ficar de fora.
O simples fato de estar na Internet não é garantia de sucesso. É preciso oferecer alguma coisa que diferencie sua empresa da concorrência, uma especialização ou um histórico de realizações que tornem sua firma atraente aos clientes potenciais.
A Web é uma amplificadora, que facilita as pessoas encontrarem e interagirem. Você pode usá-la para compartilhar referências ou para documentar os projetos que já empreendeu.
Mesmo assim, a base de sua proposta de valor precisa ser algo único e singular, alguma coisa que você faça melhor ou mais barato do que a concorrência.
Os benefícios de ser melhor em alguma coisa são muito maiores quando as informações são comunicadas de maneira eficiente ao mercado. A Internet oferece uma melhora muito grande na comunicação, e é por isso que ela vai ampliar as oportunidades das melhores companhias.
Ao mesmo tempo, a Internet pode reduzir as oportunidades das empresas que têm seus pontos fracos expostos.
Pergunta - As críticas constantes vindas de alguns setores da mídia e da indústria o deprimem, às vezes?
(Bobby-Elliott@email.msn.com)
Resposta - Sim.
Pergunta - É imprescindível ser bom em matemática para poder fazer desenvolvimento ou programação de softwares?
Yura
(cassiel2@juno.com)
Resposta - Para poder ser realmente bom em desenvolvimento de software é preciso ter um pensamento muito lógico, e acontece que esse é o tipo de pensamento necessário para a compreensão da matemática. Assim, para fazer desenvolvimento e programação de software, aprender matemática e gostar dela ajuda muito.
Se uma pessoa muito jovem quer ser uma grande programadora, eu certamente a incentivaria a passar muito tempo estudando matemática.
O mundo da matemática de alto nível é diversificado, e apenas a álgebra permite delinear diretamente a construção dos programas. Muitas pessoas que fazem programação não compreendem o funcionamento das funções trigonométricas ou das bibliotecas de ponto flutuante.
Então será que é imprescindível ser bom em matemática para ser um bom engenheiro de software? Não, não é absolutamente indispensável.
De fato, vemos algumas pessoas que são programadoras incrivelmente boas e nunca aprenderam muita coisa de matemática. Mas, se você aprender matemática, será um programador melhor.

Cartas para Bill Gates, datilografadas em inglês, devem ser enviadas à Folha, caderno Informática -al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202- 900, São Paulo, SP- ou pelo fax (011) 223-1644.
E-mail: askbill@microsoft.com

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