São Paulo, quarta-feira, 17 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quanto mais espaço, melhor

ESPECIAL PARA A FOLHA

O micro ideal deve ter um disco rígido que acomode todos os seus programas e arquivos e ainda possua espaço para futuros programas e aumento gradativo de dados armazenados.
O preço dos discos com tecnologia IDE, a mais comum do mercado, despencou nos últimos meses. Portanto, economizar no disco é bobagem. Se você pretende usar a máquina sem pensar em atualizações, procure um disco de pelo menos 4 Gbytes.
Os discos com tecnologia SCSI (pronuncia-se escusi) são mais indicados para micro utilizado como servidor de rede. Para o uso doméstico, não apresentam muitas vantagens em relação ao IDE.
Um ponto desfavorável é que esses discos necessitam de uma placa adaptadora que custa pelo menos R$ 300. Além disso, o preço de um disco rígido SCSI é sempre mais caro que um disco IDE de mesma capacidade, normalmente custando o dobro.
Se o micro tiver uma placa adaptadora SCSI, você pode comprar periféricos como scanners e CD- ROM do tipo SCSI, ligando-os à mesma placa adaptadora, que suporta sete ou mais periféricos.
Se o seu disco rígido lotar, podem ser usados programas de compactação, como o "DriveSpace" do "Windows", que praticamente dobram a capacidade de armazenamento do disco.
A maioria dos micros suporta dois discos rígidos. Um segundo é ideal quando o principal estiver chegando ao limite.

Texto Anterior: Confira placa de vídeo e tela
Próximo Texto: Compre mais memória
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.