São Paulo, quarta-feira, 17 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostre seu sorriso no ciberespaço

ANTONIO JOÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Para quem sempre imaginou que aqueles 15 minutos de fama nunca chegariam, os álbuns virtuais são uma boa oportunidade de aparecer para o mundo.
Localizados em sites na Internet, esses álbuns se especializaram em divulgar gratuitamente coleções de fotografias enviadas por pessoas interessadas em ver suas próprias fotos publicadas on line.
Não existem muitas regras para se inscrever nesses álbuns. Nos sites da Kodak e da Pictranet, por exemplo, a única exigência é preencher um questionário, informando nome, endereço de e-mail e uma sugestão de senha para o acesso.
Com a senha na mão, o próximo passo é escolher as fotos. Se for usar fotografias de máquinas convencionais, em papel, vai ser necessário digitalizá-las primeiro com um scanner. Usando uma câmera digital, basta transferir as fotos para o microcomputador.
Dicas e retoques
Se você pretende ser visto pelo mundo, é melhor aparecer bem. Usando um programa de retoque fotográfico, como "Photoshop", da Adobe, "Picture It!", da Microsoft, ou "PhotoPaint", disponível no "CorelDraw", é possível fazer ajustes em cores, brilho, contraste e até mudar o tamanho da foto.
Fazendo os retoques na medida certa, até aquelas fotos mais antigas e amareladas pelo tempo vão ganhar vida nova na tela do microcomputador.
Requerendo um pouco de habilidade do usuário, os programas também permitem colocar molduras e até fazer montagens especiais usando várias fotografias.
O único cuidado é sempre salvar as fotos com formatos conhecidos, como o jpg, que faz a compactação do arquivo a ser enviado pela Internet, garantindo uma boa qualidade para as imagens.
Enviando as fotos
Para enviar as fotos para os álbuns virtuais, alguns sites exigem a utilização de programas específicos para organizar, colocar legendas e transmitir as fotografias criadas. A maioria desses softwares é encontrada nos próprios sites de álbuns virtuais. Eles são gratuitos e podem ser transferidos diretamente para o micro.
Depois de instalados, esses programas permitem que a transmissão das fotos para o site seja automática. Clicando na opção Upload, disponível no site, o programa localiza e envia as fotografias.
Com as fotos na rede mundial, agora é só espalhar para os amigos que você está na Internet. Para consultar as fotos, basta clicar no menu que contém as iniciais do nome e começar a busca.

Texto Anterior: CDs preparam chegada do irmãozinho
Próximo Texto: Limpa-telas cria o micro temático
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.