São Paulo, quarta-feira, 17 de junho de 1998
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Microsoft paga para vender 'Windows 98'

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Faltando oito dias para o lançamento mundial do "Windows 98", a Microsoft está dando dinheiro para quem atualizar o sistema operacional ou levar para casa o novo programa.
Para garantir a venda de seu produto, a Microsoft montou uma estratégia atrativa em parceria com várias cadeias de lojas, nos EUA.
Nesses estabelecimentos, o consumidor encontra uma série de ofertas ao fazer a reserva do programa, no balcão ou on line.
Em lojas como a CompUSA, o cliente paga US$ 10, antecipadamente, e quita o restante ao receber o produto, estipulado em US$ 90. A entrega é prometida para as 10h30 do dia 25 próximo.
No caso dessa loja, o consumidor tem todo o valor pago devolvido em bônus para hospedar-se em hotéis da cadeia Marryot, alugar carros ou comprar passagens aéreas para vôos domésticos.
Em outras redes, o cliente não só tem o valor pago devolvido como recebe mais bônus. Há casos em que o valor representa US$ 400.
As ofertas, criadas em parceria com as lojas, têm o objetivo de popularizar o programa. A empresa quer se precaver contra qualquer problema nas vendas.
A propósito, o instituto de pesquisas norte-americano IDC já divulgou suas estimativas a respeito das vendas do produto.
Início lento
"A chegada do ano 2000 e os ajustes dos programas para esse ano, gastos com Internet e a natureza sutil da maioria das melhorias são fatores que contribuem para essa lenta atualização", disse o analista do IDC, William Peterson.
"Quem toma decisão nas empresas está confuso e não sabe se compra o 'Windows 98', o 'Windows NT 5' ou outra tecnologia. Quando há essa confusão, é comum esperar até a poeira baixar."
O IDC acredita que as empresas devem esperar de seis meses a dois anos para trocar de sistema. No ano 2000, as vendas devem aumentar em 55%.

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