São Paulo, quinta-feira, 18 de junho de 1998
Próximo Texto | Índice

Aplausos garantidos; Arranhão diplomático; Síndrome de Figueiredo; Tirando uma casquinha; Ato falho; Conselho inútil; Assim é dieta; Temor das urnas; Não é comigo; Eficácia questionada; Time sem capitão; Brasil real; Visita à Folha

Aplausos garantidos
É curioso o roteiro de FHC por ocasião dos 90 anos da imigração japonesa. Optou por comemorar em Rolândia, cidade pequena do Paraná, no sábado, dia no qual sua agenda está cheia (três convenções em Brasília). E recusou participar de grande ato em São Paulo no domingo.

Arranhão diplomático
A comemoração em São Paulo contará com uma centena de autoridades do governo do Japão. O chanceler, Keizo Obuchi, pode cancelar sua vinda devido à ausência de FHC. A diplomacia japonesa ficou aborrecida.

Síndrome de Figueiredo
FHC decidiu evitar atos públicos em regiões metropolitanas, onde o desemprego é maior. Vai ao Paraná no sábado por ser mais fácil controlar protestos em pequenas cidades. No interior do Estado, está na dianteira nas pesquisas. As imagens serão boas para a campanha na TV.

Tirando uma casquinha
Sarney está dizendo aos amigos que deveria ter aceitado sua candidatura a presidente, quando ela foi proposta por Paes de Andrade (CE). "Eu estou arrependido", tem afirmado.

Ato falho
Em palestra a investidores ontem no Carrosel do Louvre, André Lara Resende disse que os governos latino-americanos tomaram as medidas certas para evitar que a crise asiática se alastrasse pela América "Latrina". Corrigiu-se imediatamente. Todo mundo riu, menos ele.

Conselho inútil
O ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros (Comunicações) não precisava sugerir aos interessados em celulares da Telesp que esperem a privatização. Há muito a empresa não tem linhas para entregar na hora.

Assim é dieta
Presidente da UNE, Ricardo Cappelli e estudantes se juntam amanhã aos professores em greve de fome. Protestarão contra o "descaso do MEC com a universidade pública". Detalhe: voltam a comer domingo.

Temor das urnas
FHC autorizou líderes governistas, se preciso, a abrir mão de alguns destaques para tentar votar a reforma da Previdência ontem. Até o fim da tarde havia muita má vontade na Câmara com o governo."É o medo do efeito da queda de FHC nas pesquisas", diz um cacique.

Não é comigo
Nizan Guanaes, que agora critica a comunicação do governo (que teria informado cifradamente o que FHC fez), é dono da DM-9 -a agência que mais influência teve (e tem) junto a Sergio Amaral na definição da estratégia publicitária do Planalto.

Eficácia questionada
Além de ser uma sigla provavelmente cifrada para a população, como diz Nizan Guanaes, o Proger (Programa de Geração de Emprego e Renda) errou o alvo. Dos R$ 4,5 bi emprestados em três anos, só 25% foram para as áreas metropolitanas, onde o desemprego é bem maior.

Time sem capitão
Não é só Zé Dirceu que acha que a campanha de Lula precisa de um "Dunga". Mais
caciques petistas dizem que a equipe do petista não se entende nem para divulgar a agenda do candidato, quanto mais para definir um programa econômico.

Brasil real
Uma equipe do Ibama teve de pedir ontem proteção à polícia de Tucumã (PA). Está "presa" no destacamento policial devido a ameaças de madereiros que estavam sendo fiscalizados.

Visita à Folha
O superintendente da Sudene, Júlio Sérgio de Maya Pedrosa Moreira, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado do secretário de Comunicação do Programa de Combate aos Efeitos da Seca, Sérgio Xavier.
*
O diretor-presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Oded Grajew, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado do presidente do conselho deliberativo, Guilherme Peirão Leal, da diretora-adjunta, Maria Cristina Nascimento, e do conselheiro Jorge Luiz Numa Abrahão.

E-mail:±painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Sérgio Carneiro (PDT-BA), sobre FHC, ter dito que pretende "derrubar o desemprego":
- O presidente deve achar que o povo é neobobo. Que vai lhe dar outra chance de fazer o que já devia ter feito.

Próximo Texto: Retaguarda desprotegida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.