São Paulo, quinta-feira, 18 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercadante contradiz pedetista

DA SUCURSAL DO RIO

O ex-deputado federal Aloizio Mercadante, um dos principais economistas do PT, disse que um eventual governo petista só pretende encampar empresas privatizadas se houver respaldo jurídico.
Suas declarações, em uma reunião ontem no Rio com a participação de partidos que apóiam a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, chocam-se com as de Leonel Brizola.
Anteontem, Brizola defendeu a encampação da Vale em caso de irregularidades em sua venda. Se não houver falhas, disse que brechas jurídicas serão procuradas para justificar a nacionalização.
Para Mercadante, uma avaliação ampla -com critérios técnicos, aspectos jurídicos e conveniência econômica e política- será levada em conta para definir se uma privatização será revista, mesmo no caso da Vale do Rio Doce.
Ele disse que, após auditoria nas empresas, qualquer medida que venha a ser tomada "deve ser dentro da legalidade". Além disso, diz, "onde não tiver ocorrido fraudes, trabalhamos com a hipótese de criar um imposto sobre os lucros extraordinários das empresas privatizadas".

Texto Anterior: FMI avalia os bancos
Próximo Texto: PT e PDT discordam sobre privatizações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.