São Paulo, sábado, 20 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japão 'escala' computador para vencer Croácia e manter chances

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Japão usará uma das suas maiores armas na disputa pela hegemonia mundial, a informática, para vencer, no futebol, a Croácia, hoje, às 9h30, em Nantes, pelo Grupo H da Copa da França.
Precisando de pelo menos um empate para continuar com chances de classificação para as oitavas-de-final, os japoneses estudaram todos os passos dos croatas para conquistar a primeira vitória asiática no Mundial. Por enquanto, iranianos, sauditas e sul-coreanos não conseguiram nem sequer um empate na competição.
O técnico Takeshi Okada, utilizando gráficos feitos por computador e vídeos de jogos da Croácia, realizou palestras durante a semana para que seus atletas conhecessem a fundo o adversário de hoje.
"Eles têm um time perigoso, talvez mais forte do que a Argentina. Nossa estratégia terá que mudar ou daremos a eles exatamente o que querem", disse Okada.
A estratégia a ser adotada, porém, continua sendo um mistério, já que o time tem treinado a portas fechadas. Uma das maiores deficiências do Japão tem sido a finalização ao gol. A seleção acertou apenas 8% dos chutes a gol (1 de 12 tentativas) e é o time com o pior índice de acerto entre todas as seleções da Copa. A Croácia, por sua vez, acertou 67% (12 de 18).
O bom futebol apresentado pelo Japão na estréia, contra a Argentina, mereceu elogios dos croatas. "Temos motivos para temer o Japão. Eles mostraram contra a Argentina que não é possível vencê-los facilmente", disse Miroslav Blazevic, técnico croata.
A grande dúvida do time europeu para o jogo de hoje é Zvonimir Boban, que ainda não se recuperou totalmente de uma lesão. Boban, junto com Prosinecki, é o responsável pela armação das jogadas ofensivas da Croácia, que se classifica hoje para as oitavas-de-final com uma vitória.

Texto Anterior: Hoje
Próximo Texto: Hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.