São Paulo, domingo, 21 de junho de 1998
Próximo Texto | Índice

Efeito desemprego; Não perde a pose; Bolso cheio; O amor é lindo; Esperando Godot; No governo, seja qual for; Cercado pelo PFL...; ...e atacado pelo Planalto; Conhece seus aliados; A política como ela é; Deixa que eu chuto; PSDB x PFL; Espelho, espelho meu; Bolão milionário; Jogo gaúcho

Efeito desemprego
Sergio Amaral se reúne com marketeiros nesta semana para acertar detalhes finais da campanha dos quatro anos do Plano Real. O porta-voz definiu que a propaganda venderá a idéia de que começará uma "etapa social". FHC vai na linha "é-hora-de-pensar-nas-pessoas".

Não perde a pose
Além do "Real social", o governo fará propaganda das novas moedas para tentar mexer com o orgulho da população. "O design é coisa do Primeiro Mundo", diz um marketeiro. O aniversário é dia 1º de julho.

Bolso cheio
A enxurrada de propaganda do governo federal não ficará só nas grandes redes de TV e de rádio. O Planalto vai intensificar comerciais de estatais e ministérios em rádios e TVs regionais.

O amor é lindo
No coquetel de anteontem na casa de Jorge Bornhausen, FHC admitiu ter levado "um susto" quando viu o tucano Arthur Virgílio Neto e o governador Amazonino Mendes (PFL-AM) entrarem juntos em uma sala. Eram inimigos irreconciliáveis.

Esperando Godot
É para marcar posição a candidatura de Francelino Pereira (PFL) ao governo de Minas. Serve para segurar a sigla enquanto Itamar se esforça para convencer Newton Cardoso a disputar o Senado e lhe ceder a legenda do PMDB para governador.

No governo, seja qual for
Por acharem que Itamar nem vai à convenção do PMDB de Minas, Marco Maciel e Inocêncio Oliveira tentam convencer o PFL a fechar logo com o governador tucano Eduardo Azeredo.

Cercado pelo PFL...
ACM acha que o senador José Roberto Arruda (PSDB) deve deixar a liderança do governo no Congresso. Diz que o tucano, candidato a governador, está aliado ao inimigo no Distrito Federal, o PPS de Ciro Gomes.

...e atacado pelo Planalto
Coordenador da campanha de FHC, Eduardo Jorge tenta derrubar a candidatura de José Roberto Arruda (PSDB) ao governo do DF. Jorge tem simpatia por Joaquim Roriz (PMDB).

Conhece seus aliados
Líder interino do governo na Câmara, Elton Rohnelt (PFL) pediu desculpa a FHC pela queda do redutor da aposentadoria dos servidores na reforma da Previdência. "Você não teve culpa. Foi uma traição", ouviu.

A política como ela é
Ciro e Quércia, cujos partidos (PPS e PMDB) decidiram se aliar na eleição paulista, trocaram ataques pesados em 94. Ciro chamou Quércia de "bandido conhecido". Este respondeu: "Quando ele falou isso estava com brinco ou sem brinco?".

Deixa que eu chuto
Depois que Euclides Scalco comparou FHC com Zagallo e ele com Zico, pefelistas brincam que, para enfrentar Lula, o técnico tem que escalar como titular "ACM, o Edmundo".

PSDB x PFL
FHC adorou o discurso segundo o qual a vitória de Lula seria o caos. Na boca de ACM. O presidente foi aconselhado a não incorporar o tom linha-dura de direita. O pefelista tem alegado que está cumprindo seu papel.

Espelho, espelho meu
No coquetel do PFL, FHC contou que foi elogiado pelo FMI por causa das medidas que tomou durante a crise de outubro na Ásia. Segundo o presidente, o Fundo acha que toda a América Latina teria afundado se ele não tivesse baixado o "Pacote 51".

Bolão milionário
Motivo pelo qual uma parte (suficiente para aprovar o projeto) da bancada evangélica roeu a corda na votação da reforma da Previdência: divergências com o governo sobre a linha 0900.

Jogo gaúcho
Antonio Britto (RS) só quer definir a sucessão de Paes de Andrade na presidência do PMDB após a eleição. Quer emplacar Odacir Klein e barrar Jader Barbalho, para ter influência no partido a partir de 99, quando sonha ser opção ao Planalto.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
Do senador Esperidião Amin, candidato do PPB a governador de Santa Catarina, sobre a teoria de satanização de Lula:
- Não é bom para o país, nem é oportuno. No Brasil, nenhum bicho-papão resiste a três meses de exposição na mídia.

Próximo Texto: Aliados fazem convenções e oficializam candidatura FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.