São Paulo, domingo, 21 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura prevê congestionamentos

DA AGÊNCIA FOLHA

A exemplo do que ocorre atualmente na rodovia Castelo Branco, principal acesso à versão paulista do empreendimento, o Alphaville Lagoa dos Ingleses também deve ter problemas com o trânsito.
O secretário de Planejamento de Nova Lima (MG), Paulo Zanini, 52, afirma que o trânsito na BR-040, principal via de ligação entre Belo Horizonte e Alphaville Lagoa dos Ingleses, vai enfrentar "problemas graves" dentro de no máximo três anos.
"A BR-040 deságua na avenida Nossa Senhora do Contorno, que desemboca na avenida do Contorno, principal via urbana de Belo Horizonte. O tráfego nessas vias já está congestionado. A curto prazo, ele vai se tornar impraticável. Deveríamos pensar, desde já, na construção de um anel viário."
Em relação à infra-estrutura do loteamento, o secretário informou que, de acordo com a lei de parcelamento do solo urbano (nº 6.766/79), os incorporadores de Alphaville ficaram responsáveis pelo fornecimento de água potável, energia elétrica e cabeamento telefônico.
Outro lado
O diretor-presidente da Lagoa dos Ingleses Urbanismo S/A, Augusto Martinez de Almeida, 39, discorda da opinião do secretário.
Para ele, a versão mineira de Alphaville não deverá apresentar problemas de trânsito nos próximos 30 anos. "O DNER já aprovou projeto de duplicação da BR-040 e o fará quando necessário."
Almeida disse que, diferentemente do Alphaville paulista, em Minas o empreendimento está localizado às margens de uma estrada que corta uma região eminentemente residencial.
"Só o trevo da BR-356, que corta a BR-040, deverá ficar saturado dentro de 30 anos. Até lá, teremos construído uma alternativa."
Paraná
O prefeito de Pinhais (PR), Sigfried Bõvin (PDT), 46, disse não acreditar que a instalação do Alphaville Graciosa venha a provocar problemas de trânsito.
"Isso não deve ocorrer graças à existência de vias estruturais -estradas que fazem a interligação dos municípios da Grande Curitiba por meio de um anel viário."
Segundo ele, o empreendimento ainda vai ser submetido ao Ipap (Instituto de Proteção Ambiental do Paraná). A Prefeitura de Curitiba informou que um hipermercado que se instalou próximo ao Alphaville Graciosa fez um acordo com os empreendedores e ficou encarregado das vias de entorno, iluminação e manutenção da área.

Texto Anterior: Empresa aposta em descasados e viúvos
Próximo Texto: Em SP, trânsito só terá solução em 2001
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.