São Paulo, quarta-feira, 24 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O drama da grama

THALES DE MENEZES

Wimbledon acabou rápido para Gustavo Kuerten. E foi o tipo de derrota que vai servir de boa munição para aqueles que duvidam das qualidades do brasileiro.
Perder é uma coisa. Perder de 10/8 no quinto set é outra. É duro chegar tão perto de uma vitória e ter que cumprimentar o adversário depois. Mas faz parte do jogo.
E faz parte também um tenista demorar muito tempo para aprender a jogar na grama. Alguns até não aprendem, como o argentino Guillermo Vilas.
Depois de perder para mais um desconhecido nas primeiras rodadas de Wimbledon, justamente na época em que era uma das três melhores raquetes do planeta, Vilas anunciou que nunca mais voltaria ao torneio inglês. "A grama é para as vacas", sentenciou.
Ainda é cedo para definir o futuro de Kuerten na grama. Ele jogou bem contra Stoltenberg, que é um especialista no piso. O estilo do brasileiro, com saque forte e golpes de fundo agressivos a ponto de permitir o ataque, pode cair bem nesse tipo de quadra.
O problema é o maldito tempo da bola. A danada insiste em deslizar na grama e quicar mais rápida e mais baixa do que nos outros pisos.
Mas o principal problema de Kuerten agora é não transformar sua adaptação à grama num grande drama. Wimbledon pode ser o torneio mais tradicional do mundo, mas representa apenas duas das 52 semanas do circuito profissional.
Os desafios dos próximos meses, a maioria em piso sintético e muitos em quadras cobertas, podem servir para uma nova arrancada no ranking da ATP.
Na temporada passada, seus pontos nesses torneios não foram lá grande coisa. O que vier agora será de bom tamanho.
O resto é bater na mesma tecla: tranquilidade. Mais tênis e menos badalação.
E, se possível, não perder de 10/8 no set decisivo, que é dose.

Texto Anterior: Romário participa de coletivo do Flamengo; Sport contrata reforço para o Brasileiro-98; Botafogo vence CFZ em jogo-treino no Rio; Roger deve desfalcar Grêmio por um mês
Próximo Texto: Latinos em apuros; Devagar, pessoal; Calendário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.