São Paulo, quarta-feira, 24 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Piffer retrata identidade de Santos em livro e mostra

Exposição será aberta hoje no MuBE

CAMILA VIEGAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Para o fotógrafo Marcos Piffer, a publicação do livro "Santos - Roteiro Lírico e Poético" é o primeiro resultado de um projeto de 15 anos. Ele pretende documentar o Estado de São Paulo desde o litoral até o interior.
O lançamento de "Santos" será hoje, a partir das 19h, no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura). Também será aberta uma mostra com 44 fotografias, que correspondem à metade das imagens contidas no livro.
Piffer nasceu em Santos, mas mora em São Paulo há 13 anos. A idéia de retratar a cidade surgiu em 1985, no trabalho de graduação de seu curso de arquitetura. "Naquela época escolhi a fotografia para fazer um ensaio sobre a cidade por meio de sua identidade visual", conta.
O desejo permaneceu, embora haja apenas duas fotos daquele período no livro. "Escolhi uma foto dos pilares da bolsa de café, um edifício do início do século que está em restauração, e uma que gosto muito, de garotos carregadores de caixas no mercado municipal", diz.
Apesar de ser um livro sobre a cidade portuária, Piffer explica que se trata, antes de mais nada, de um livro de fotografias. "Como o livro não foi encomendado, não abri concessões. Escolhi apenas boas fotografias."
Segundo o santista, as boas fotos são aquelas que emocionam. Só depois disso, são aquelas também que provoquem reflexão sobre o tema. No caso de "Santos", as fotos levam o observador a pensar sobre a preservação do ambiente, seus aspectos históricos e naturais.
Outra função do livro é didática. "Muita gente não sabe que Santos tem uma parte continental como os vales dos rios Quilombo e Jurubatuba."

O quê: Abertura da exposição de fotografias e lançamento do livro "Santos"
Onde: Museu Brasileiro da Escultura (r. Alemanha, 221, Jardim Europa; tel. 881-8611)
Quando: hoje, a partir das 19h
Exposição: fica em cartaz até 12 de julho. De terça a domingo, das 10h às 19h
Quanto: entrada franca
Livro: custa R$ 65 e está disponível nas livrarias Cultura e Martins Fontes (Vila Nova Conceição)
Patrocinadores: Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e Deicmar (empresa de transportes)

Texto Anterior: 'Cobra Norato' retrata cultura nacional com mitos da Amazônia
Próximo Texto: Super-Homem faz 60 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.