São Paulo, quarta-feira, 24 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como funciona a Ethernet

ESPECIAL PARA A FOLHA

Ethernet é o padrão mais popular para redes de computadores. Desde a sua criação pela Xerox, no início dos anos 70, a Ethernet passou por várias transformações.
A velocidade de transmissão original de 10 Mbits/s aumentou para 100 Mbit/s (chamada de fast Ethernet) e, mais recentemente, para 1.000 Mbits/s (gigabit Ethernet).
Qualquer micro hoje pode ser conectado à Ethernet por meio da instalação de um NIC (Network Interface Card).
O esquema de conexão mais utilizado hoje é o twisted pair Ethernet ou 10Base-T. Esse padrão substituiu o cabo coaxial por um cabo semelhante ao par trançado utilizado nos telefones.
Agora, todos os dispositivos são conectados a um equipamento central denominado hub, que simula a existência de um único cabo de interconexão (como define o padrão Ethernet).
Como o hub repassa os dados transmitidos para todos os membros da rede, somente um computador pode transmitir de cada vez.
Outro componente importante são os switches (chaveadores). Como o hub, o switch simula um único cabo de interconexão. Ao contrário do hub, o switch envia os dados somente para o computador destino, permitindo que vários computadores transmitam dados ao mesmo tempo.
Há ainda os servidores de impressão, dispositivos que regulam o compartilhamento de uma mesma impressora por todos os membros de uma rede.

Texto Anterior: Configuração fácil e programa fazem a diferença
Próximo Texto: Para que serve uma rede?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.