São Paulo, sexta-feira, 26 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vereador basco é morto em atentado

Autoridades responsabilizam ETA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O vereador do PP (Partido Popular) Manuel Zamarreño, 42, foi morto ontem em um atentado a bomba em Renteria, no País Basco (norte da Espanha).
Autoridades espanholas responsabilizaram o grupo separatista basco ETA (Pátria Basca e Liberdade). Foi o sexto vereador do PP assassinado este ano no País Basco. O governo atribuiu todos os assassinatos ao ETA.
Uma bomba foi atirada de uma motocicleta em direção ao vereador quando ele andava em uma rua do bairro onde mora acompanhado de seu guarda-costas, que ficou ferido na explosão.
Casado e pai de quatro filhos, o vereador vinha recebendo ameaças de morte desde dezembro do ano passado, quando se pronunciou contra a coalizão Herri Batasuna, o braço político do ETA.
Centenas de pessoas da cidade foram às ruas protestar contra o grupo, que luta pela independência do País Basco. Dois ministros estiveram no velório do vereador.
Calcula-se que os atentados do ETA causaram a morte de cerca de 800 pessoas desde 1968.

Texto Anterior: Região já teve Assembléia
Próximo Texto: CNN investiga reportagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.