São Paulo, domingo, 28 de junho de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sobram vagas no setor de informática

Há 25 mil postos vagos

LIA REGINA ABBUD
DA REPORTAGEM LOCAL

O setor de informática está à caça de profissionais especializados. Com vagas sobrando, as empresas reclamam da qualificação da mão-de-obra oferecida hoje.
Para complicar, o Bug do Milênio (risco de pane nos computadores na virada para o ano 2000) está causando uma corrida em busca de especialistas em linguagens específicas, como Cobol e Clipper. Os poucos conhecedores estão sendo contratados a peso de ouro para evitar o problema.
Segundo estimativa da Cisco, uma das maiores fabricantes de equipamentos, o mercado nacional tem uma carência de 25 mil vagas, incluindo a área de sistemas integrados de comunicação, como os de videoconferência.
A escassez de mão-de-obra não é restrita ao Brasil. Já há empresas do exterior, principalmente dos EUA, "importando" brasileiros.
Formação
A maior queixa dos empregadores é a de que os profissionais não estariam acompanhando a velocidade com que surgem novas tecnologias e linguagens.
Segundo as empresas, as universidades não estão adaptando seus currículos com essa rapidez. "O setor fica carente de profissionais que conheçam novas linguagens", diz Amilcar Collares, 38, sócio-diretor da Tools Software, que presta serviços para grandes empresas.
Para Márcia Regina Salibian, 40, gerente de produto do Grupo Imarés, o mercado nunca contou com muitos profissionais, mas a situação agora é mais complicada.
Desde janeiro, a empresa contratou 200 profissionais. "Só em maio, contratamos 70", conta.
O coordenador do curso de ciência da computação da USP (Universidade de São Paulo), Carlos Eduardo Ferreira, 33, diz que é impossível que a faculdade tenha um currículo que acompanhe o mercado, já que a área está em constante mudança.
"Optamos por um curso conceitual, que ofereça ferramentas para o aluno aprender qualquer coisa."

Texto Anterior: É preciso enfatizar as principais realizações e os resultados atingidos na carreira
Próximo Texto: Especialistas recebem propostas até do exterior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.